quarta-feira, agosto 26, 2009

FERNANDO CALAZANS

Batata quente

O GLOBO - 26/08/09

Admirador do Andrade que sou, escrevi aqui que não era hora de ele assumir o cargo de técnico do Flamengo, como uma espécie de teste.
Como admirador do Paulo César Carpegiani que sou, escrevo que não é hora de ele assumir o mesmo cargo. Porque falaram na dupla Carpegiani-Andrade para carregar essa batata quente, quentíssima, que é hoje o futebol do Flamengo.
O presidente do clube (efetivo, em exercício, não sei), Delair Dumbrosck, e o vice-presidente de futebol garantiram, porém, que Andrade permanece.

Seria mesmo injustiça jogar em seus ombros a responsabilidade e a culpa por tanta coisa que está errada há tanto e tanto tempo — incluindo a atual gestão do presidente (titular, em exercício, não sei) Márcio Braga.

E a garotada que está subindo — está subindo porque Andrade não tem outra coisa a fazer — parece decidida a comprovar o que tenho escrito e reescrito aqui: como andam maltratadas nossas divisões de base, mesmo a do Flamengo, clube que se vangloriava de fazer craques em casa.
Não quero desestimular de modo algum os jovens que estão entrando no time neste momento difícil, que evidentemente não é o momento deles, mas parece que, em vez de craques, o Flamengo está fabricando pernas de pau.

Além das contusões (que não têm culpados) e das suspensões (culpa dos próprios jogadores), outro pretexto para campanha tão ruim, este utilizado por Andrade, é a falta de tempo para treinar.
Ele tem razão, em parte. O tempo é curto, por causa das rodadas seguidas, mas é igual para todos os clubes que trocaram de técnicos durante a competição — e que não foram poucos.

Além do mais, não pode reclamar de pouco tempo para treinar um clube que libera seu principal jogador (ou que deveria ser o principal) Adriano, por qualquer motivo: aniversários, festas, churrascos, compromissos sociais etc, etc... (deve ser por isso que até hoje ele não entrou em forma, como provam suas últimas atuações).

Saiu dirigente, entrou dirigente, e o futebol do Flamengo continua sem direção.
Mas é só o futebol do Flamengo que passa por esses contratempos no outrora poderoso Rio de Janeiro? Que nada!

Querem ver outro exemplo? Por onde anda Fred, o centroavante de renome internacional contratado para fazer os gols que o Fluminense não faz? Há quanto tempo não dá o ar de sua graça nas Laranjeiras ou no CFZ? Ah, dirão os contemporizadores de plantão, ele está se tratando em Belo Horizonte...

Ora, até Ronaldo Fenômeno, que também está em recuperação, pelo menos assiste aos jogos do Corinthians, como vimos domingo, contra o Botafogo. Lá estava ele, torcendo, ao lado do presidente. E é o Ronaldo Fenômeno, hein!
E Fred, meu Deus do céu, o que foi feito do Fred, cuja carinha o Fluminense e os dirigentes do Fluminense não veem há semanas e semanas?

A histórica dupla Fla-Flu sofre um problema comum: ausência absoluta de direção e comando, no futebol e no clube.
Em duas rodadas do segundo turno, os três times do Rio na Série A disputaram 18 pontos. Sabem quantos eles ganharam? Dois. Dois pontinhos...

Nenhum comentário: