domingo, agosto 30, 2009

ELIANE CANTANHÊDE

Não colou

FOLHA DE SÃO PAUL0 - 30/08/09

BARILOCHE - Desta vez, inverteu-se a coisa. Lula, que sempre é o simpaticão e lidera a turma do deixa-disso nas reuniões internacionais, estava com cara de poucos amigos e fez um discurso reclamão na segunda reunião da Unasul (União das Nações Sul-Americanas) neste mês, aqui em Bariloche.
Ele não gostou da transparência, ops!, da transmissão ao vivo das sete horas de debates e acusações.
Não gostou dos discursos que não acabavam nunca, sem levar a lugar nenhum. E, principalmente, não gostou de ficar em segundo plano.
O papel de "pacificador", como vinham alardeando seus assessores, não se confirmou. Chávez, Uribe, Evo Morales, Rafael Correa, nenhum deles deu muita bola para o empenho de Lula de tentar alguma paz, muito menos acordo. Aliás, nem para as propostas brasileiras.
O ministro da Defesa, Nelson Jobim, tinha conversado com seus colegas do Equador e Colômbia e anunciara que Uribe iria dar garantias em Bariloche de que as bases militares continuarão sendo colombianas e que as tropas norte-americanas terão desenvoltura limitada ao território do país e ao combate ao narcotráfico. Não houve garantia nenhuma. Os EUA, aliás, também não deram.
O assessor internacional da Presidência, Marco Aurélio Garcia, que conhece bem a região e viajou com Jobim, apostava que Bariloche seria um "marco da distensão". Ao contrário, Uribe mostrou suas armas, Chávez jogou um trunfo: o "Livro Branco" das Forças Armadas dos EUA mostrando que o verdadeiro objetivo de uma das bases na Colômbia, a de Palanquero, não é tão simples e tão apenas policial assim. A tensão continua.
Até mesmo a convocação do Conselho Sul-Americano de Defesa para uma espécie de catalogação de quem tem o quê na área bélica também ficou meio no ar. Pode ser, pode não ser. E ninguém pode garantir exatamente para que finalidade.
Lula não teve peso, não aconteceu. E voltou de cara amarrada.

Nenhum comentário: