domingo, agosto 09, 2009

ELIANE CANTANHÊDE

Quando janeiro chegar

FOLHA DE SÃO PAULO - 09/08/09

BRASÍLIA - O calendário eleitoral foi excessivamente antecipado, em especial por Lula, chegado em campanhas e palanques. Mas, se o pau quebra no Senado, Serra e Dilma se mantêm a uma distância cautelosa.
Não convém se imiscuir em guerras envolvendo a honra alheia, gritos e palavrões em plenário, ameaças de dossiês e toda sorte de baixarias que não somam, só subtraem.
Ao contrário do discurso de Sarney e de Lula, não foi a eleição que gerou a crise do Senado, que é ética e de procedimentos. Foi a crise, isso, sim, que precipitou o confronto entre governo e oposição.
Lula jogou-se no centro de tudo isso, ao lado de Collor e Renan, arvorando-se em salvador de Sarney. Foi obrigado a recuar tacitamente para os bastidores, depois de ficar evidente que foi um mau negócio.
Serra e Dilma não cometeram o mesmo erro. Afora uma manifestação protocolar de Dilma pró-Sarney, ambos querem distância do Senado. Um vai para o Rio, elogiar Aécio Neves, ou para o Nordeste, refestelar-se com buchada. A outra reforça seus laços com as bases do PT, enquanto trata da saúde.
Para Serra, todo o cuidado é pouco para não melindrar Aécio nem bater de frente com os 80% de Lula e quebrar a cara. Melhor esperar até que o adversário passe a ser Dilma.
Já Dilma precisava, primeiro, se tornar conhecida e colar sua imagem na de Lula. Sozinha, não é nada. Associada a ele, uma candidata e tanto. Agora, é hora de investir na militância do PT, já que nas bancadas o clima não é bom. Basta ver Marina Silva, de saída para o PV.
Não por coincidência, o "timing" para a campanha real é o mesmo: janeiro, quando Dilma deve sair da Casa Civil, e Serra, desencarnar do governo de São Paulo.
Até lá, virão respostas fundamentais. Aécio sai da disputa e entra na campanha de Serra para unir Minas e São Paulo? Marina será candidata? Onde estará Ciro? E o PMDB, vai ficar em cima do muro?
A campanha começou, mas só nos nos plenários. E nos palácios.

Nenhum comentário: