domingo, agosto 23, 2009

CLÁUDIO HUMBERTO

“Não sei. Tomara”
EX-PRESIDENTE FHC, SOBRE SE A CANDIDATURA DE MARINA SILVA EM 2010 BENEFICIA O PSDB

FOI DE FRANKLIN A IDEIA DE NEGAR REUNIÃO
Voluntariosa e arredia a palpites, Dilma Rousseff (Casa Civil) está inocente no caso da polêmica com a ex-secretaria da Receita Federal Lina Vieira. Não foi dela a ideia de negar o encontro com a funcionária, mas sim do ministro Franklin Martins (Propaganda), que no Planalto alimenta a reputação de “gênio” das comunicações. Não se imaginava que refutar a reunião provocaria tanto desgaste à imagem da ministra.
HOUVE O ENCONTRO
Nem mesmo os mais crentes governistas duvidam do encontro Dilma-Lina. Houve, sim, mas não produziu qualquer consequência prática.
SEM APRESSAR
Senadores governistas como Romero Jucá e Renan Calheiros só não creem que Dilma tenha mandado “apressar” as ações contra Sarney.
FATOR TIÃO
Como já revelamos, para Dilma e o PT algo devastador contra Sarney ajudaria a candidatura de Tião Viana (AC) a presidente do Senado.
QUASE SOBRANDO
Representante do PV no governo, o ministro Juca Ferreira (Cultura) teme perder o cargo após a chegada de Marina Silva ao partido.
‘CORTINA DE FUMAÇA’ ENCOBRE ERROS DA PETROBRAS
As sucessivas investidas do governo contra grandes empresas privadas têm sido vistas por muitos como “cortina de fumaça” para encobrir as denúncias que recaem sobre a Petrobras e atrapalhar a mira dos críticos. Afinal, as empresas privadas, ao contrário da estatal, são elogiadas no mercado por conta das medidas adotadas para enfrentar a crise econômica global. E não dão cambalhotas contábeis.
MAIORIA SÓLIDA
Renan diz que até torcia para que a oposição recorra ao plenário do Senado. Lá, ele acha que a absolvição de Sarney seria acachapante.
EM NOME DO PAI
O ex-bispo presidente do “Papairaguai”, Fernando Lugo, amarga brutal queda de popularidade: só 50% da população ainda confia nele.
MOSTRANDO OS DENTES
A Presidência da República pode sorrir à vontade: vai gastar R$ 83,1 mil em material odontológico, “porque o atendimento aumentou 60%”.
MUDANÇA DE PLANOS
A candidatura de Marina Silva bagunçou a vida dos irmãos Viana, imperadores do Acre. O senador Tião pode desistir de concorrer ao governo em favor de Jorge, que tem maior densidade eleitoral.
FOCO ERRADO
Enquanto o governo federal mira nas empresas privadas, o Tribunal de Contas da União não para de achar irregularidades na estatal Valec, (ir)responsável pela construção da Ferrovia Norte-Sul e um exemplo de desvios de recursos públicos que impedem o investimento privado.
FALASTRÃO E CALOTEIRO
Até agora o governo de Hugo Chávez não mandou um centavo para integralizar a participação venezuelana (US$ 475 milhões) na Refinaria Abreu de Lima, na parceria com a Petrobras em Pernambuco.
SOB CONTROLE
Em decisão inédita, a Justiça Federal gaúcha reconheceu negligência do poder no controle da hepatite C. A medida pode beneficiar milhares de portadores da doença afetados pela falta de testes preventivos.
NO RETROVISOR
O governo esconde o que é ruim: comemora a criação de 138 mil postos de trabalho em julho, mas faz de conta que não repara o resultado de julho do ano passado, 32% superior ao registrado agora.
CIDADÃO, GO HOME
O Senado restringiu o acesso pela chapelaria (entrada principal) aos portadores de credenciais, como os jornalistas. Já o cidadão, que sustenta aquilo tudo, para entrar no Senado é obrigado a enfrentar uma fila enorme literalmente na porta dos fundos, na entrada da biblioteca.
PADRE PEDÓFILO
Secretário do governo da Bahia na gestão Paulo Souto, o padre Clodoveo Piazza é acusado pelo Ministério Público do Estado por prática de pedofilia por um ex- interno da ONG Auxílio Fraterno. O padre foi inclusive signatário do Estatuto da Criança e do Adolescente.
JOVEM JUIZ
O presidente do Superior Tribunal de Justiça, Cesar Asfor Rocha, estará no Rio de Janeiro, nesta segunda, para o lançamento do livro “Cartas a um Jovem Juiz”, de sua autoria. O evento será às 17h, na sede do TJ-RJ.
UM CLÁSSICO
Sessão retrô logo mais no cineminha do Torto: “Pacto sinistro”.

PODER SEM PUDOR
A VOLTA DE NICÉIA
Nicéia Camargo, ex-primeira-dama de São Paulo, reiterou na CPI do Banestado a disposição de encarar o falecido senador ACM. Destacou para defendê-lo, o deputado José Rocha (ex-PFL-BA) se referiu a ACM (aquele da violação do painel do Senado e do grampo telefônico na Bahia) como “homem de comportamento ético”, Nicéia perdeu a paciência:
– O senhor mora na Terra?
– Sua pergunta é cínica – devolveu o deputado.
– Cínico é o senhor!
O barraco foi interrompido pelo presidente da CPI, Antero Paes de Barros.

Nenhum comentário: