domingo, agosto 16, 2009

BRASÍLIA - DF

Ciro na berlinda

CORREIO BRASILIENSE - 16/08/09

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva convenceu o deputado Ciro Gomes (CE) a transferir o título de eleitor para São Paulo, como também queriam o PT, o PDT e o PCdoB, mas isso não significa que o ex-ministro da Integração Nacional tenha desistido de disputar a Presidência da República. Muito pelo contrário. Na reunião com a cúpula do PSB que antecedeu o encontro com Lula, Ciro disse ao governador de Pernambuco, Eduardo Campos, presidente da legenda, que considera o quadro sucessório embaralhado demais para abrir mão de seu nome na disputa.

Na avaliação dos líderes do PSB no Senado, Renato Casagrande (ES), e na Câmara, Rodrigo Rollemberg (DF), Ciro tem razão: Dilma Rousseff ainda não conseguiu se viabilizar como candidata única da base governista. Campos é favorável a um acordo com Dilma, mas concorda com a análise. Seria muito cedo para desistir, pois Ciro tem potencial para chegar ao segundo turno das eleições. Sobretudo se Marina Silva (AC), de saída do PT, mantiver sua candidatura pelo PV. Ciro mudou o domicílio eleitoral por desencargo de consciência, pois não sente firmeza no apoio dos petistas de São Paulo e a candidatura ao Palácio dos Bandeirantes é sua última opção.

Vice

Preocupado com o comportamento do PMDB, o presidente Lula desistiu do nome de Michel Temer (SP) para vice de Dilma. E corre o risco de não contar com o ministro das Comunicações, Hélio Costa (foto), que é candidato ao governo de Minas e está em rota de colisão com o ex-prefeito de Belo Horizonte Fernando Pimentel (PT). Se o PMDB não fechar a coligação nacional com o PT, a melhor opção para vice seria Ciro Gomes (PSB), cuja candidatura a presidente da República é considerada por Lula um empecilho à vitória de Dilma. Maior do que Marina Silva.

Desconstrução

A cúpula petista já escolheu o discurso para esvaziar a candidatura de Marina Silva. A senha foi dada nos blogs do jornalista Ricardo Kotscho e do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu. Da cúpula do Partido Verde, o maranhense Zequinha Sarney (foto), o carioca Fernando Gabeira e o paulista Marcelo Ortiz são desqualificados como líderes de esquerda, assim como o desempenho da ex-seringueira no Ministério do Meio Ambiente, pasta hoje comandada pelo petista Carlos Minc (RJ).

Tom

O governador de Minas, Aécio Neves (PSDB), subiu o tom das críticas ao governo Lula e ao papel do PMDB na crise ética do Congresso, em Pernambuco. Disse que o PMDB impôs uma "ditadura" no Congresso, que tutela o governo Lula. Pré-candidato a presidente da República, Aécio se prepara para disputar as prévias do PSDB com o governador de São Paulo, José Serra, em dezembro.

NO CAFEZINHO

Tradução/ Dois ministros - um do STJ e outro do TST - e um presidente de Tribunal Regional Federal nasceram no exterior, vieram para o Brasil, se naturalizaram e cursaram a faculdade de direito, na melhor tradição do caldeirão étnico do Brasil. No STJ, o ministro Felix Fischer é alemão de Hamburgo, enquanto a ministra do TST Cristina Peduzzi nasceu em Melo, no Uruguai. Já o presidente do TRF da 1ª Região (com sede em Brasília), Jirair Meguerian, é natural do Cairo (Egito). Todos são "traduzidos", como dizem os antropólogos.

Escolha de Sofia/ Falta Tamiflu e sobra gente gripada nos hospitais privados do Distrito Federal, assim como em outros estados atingidos pela epidemia de gripe suína. É que o Ministério da Saúde não consegue produzir as cápsulas do remédio na escala necessária e está repassando a tarefa para os estados com laboratórios próprios. O medicamento precisa ser tomado nas primeiras 48 horas da gripe. Depois, já não tem eficácia contra as complicações letais. Mas só é fornecido aos infectados pelo vírus A (H1N1) dos grupos de risco nos hospitais públicos de referência, que estão congestionados.

Rebote/ O deputado Otávio Leite (PSDB-RJ) apresentará pedido ao presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), para a convocação de uma sessão do Congresso para apreciar os 28 vetos presidenciais à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Governadores pressionam os parlamentares a reverter a derrubada dos artigos que garantiam repasses do Fundo de Participação dos Estados e R$ 1,3 bilhão extra para compensações da Lei Kandir.

Processos/ A segunda etapa do mutirão carcerário de Goiás, coordenado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), será iniciada amanhã. Juízes, promotores, defensores e servidores farão dois mutirões, um nas comarcas de Formosa, Planaltina e Cristalina e outro nas de Caldas Novas, Catalão e Morrinhos. De acordo com o juiz corregedor Carlos Magno Rocha da Silva, serão analisados 3 mil processos.

Nenhum comentário: