sábado, agosto 08, 2009

BRASÍLIA - DF

VIAGEM

Luiz Carlos Azedo com Guilherme Queiroz




CORREIO BRAZILIENSE - 08/08/09

De viagem marcada para o Equador, hoje, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva leva a notícia de que o Congresso Nacional aprovou o acordo que autoriza a venda de 24 aviões Super Tucano para o país do presidente Rafael Correa. O negócio deve movimentar US$ 240 milhões para a Embraer. As aeronaves serão destinadas a patrulhamento e treinamento de pilotos.

Aliança no Pelourinho

A aliança PT-PMDB se rompeu no quarto colégio eleitoral do país, a Bahia. Frustra-se, com isso, a possibilidade de uma união tão robusta entre os dois partidos no Nordeste que seria capaz de levar à derrocada, com apoio do Rio de Janeiro, a hegemonia tucana no Sul Maravilha. O confronto entre o governador Jaques Wagner (PT) e o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima (PMDB), que retirou seus aliados do governo estadual e se lançou candidato a governador, é uma derrota do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que articula candidaturas únicas dos dois partidos nos estados governados por um deles.

O presidente da República bem que tentou evitar o rompimento, mas não conseguiu. Geddel continua no ministério, como um dos artífices da coalizão que incorporou o PMDB em bloco ao governo Lula, mas sempre foi visto como um potencial aliado dos tucanos. Sua candidatura pode ser um segundo palanque para a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), mas o preço será alto para Lula: seu amigo Wagner deixaria de ser o candidato preferencial do governo federal.

A conta

O governador Jaques Wagner pôs a conta do rompimento na mesa de Geddel, que enviou as cartas de demissões dos secretários peemedebistas Rafael Amoedo (Indústria e Comércio), Batista Neves (Infraestrutura) e do pai, Afrísio Vieira Lima (presidente da Junta Comercial da Bahia) por um contínuo, às 23h, direto para a residência oficial do governador, em Ondina.

Aposta

O diagnóstico da crise baiana é como um copo pela metade: se a situação de Dilma for boa, Geddel ficará na base: se for uma campanha difícil, o ministro da Integração Nacional migrará para o palanque do bloco PSDB-DEM-PPS. Como Lula é otimista, mantém o peemedebista baiano no governo.

Transposição

A visita de Lula à Bahia, inicialmente prevista para dia 3 de setembro, será novamente adiada, por falta do que ver nos programas do São Francisco. A execução orçamentária do Ministério da Integração é das mais baixas da Esplanada.

Amém

Cresce o contencioso entre o alto clero católico e os educadores por causa do acordo do governo brasileiro como Vaticano, que prevê o ensino religioso nas escolas públicas. O lobby de outras religiões entrou em campo contra a proposta, que restaura um privilégio da Igreja Católica incompatível com o republicanismo. O assunto ainda depende de aprovação do Congresso.
No cafezinho



Chuteiras - O ex-presidente da República Itamar Franco roubou a cena, ontem, na abertura do congresso do PPS no Rio de Janeiro. Recém-filiado ao partido, disse que está no banco de reservas, aguardando a hora de ser escalado pelo técnico, o presidente da legenda, Roberto Freire, para entrar em campo na disputa de 2010. Aliado do governador mineiro Aécio Neves, Itamar não descarta apoiar José Serra, mas diz que o governador mineiro é que se apresenta como candidato do PSDB. "Serra não assumiu a candidatura até agora", critica. Itamar faz mistério sobre o cargo ao qual pretende se candidatar. Serra e Aécio participaram da abertura do Congresso.

Arrozeiros - Agricultores desalojados da reserva Raposa Serra do Sol, em Roraima, liderados por Paulo César Quartiero, estão de mudança para a Guiana. Se o acordo com o governo vizinho for fechado esta semana, as máquinas já devem atravessar a fronteira para a região de Pirara, a 120km da reserva, área que fazia parte do território brasileiro até 1904. Eles negociam com ogoverno do país vizinho a cessão de 50 mil hectares para o cultivo de grãos em larga escala.

Cruel - Depois de mandar arquivar todas as representações contra o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), o presidente do Conselho de Ética, senador Paulo Duque (PMDB-RJ), se prepara para acolher a representação do PMDB contra o líder do PSDB, Arthur Virgílio Neto (AM). A cassação do tucano virou obsessão do líder do PMDB, Renan Calheiros (AL). Duque não vacila e deixa a bancada do PT na condição de pizzaiolos.

Gula - Uma ala do PMDB fluminense fez uma conta que pode comprometer a tradicional aliança com o PP no Rio de Janeiro. Um esboço traçado esta semana dos pré-candidatos à Câmara dos Deputados chegou a 18 nomes competitivos. O PMDB tem hoje 10 deputados federais e quer ampliar sua bancada para 12, em 2010. Três deputados progressistas terão que procurar outra coligação.

Nenhum comentário: