quinta-feira, agosto 06, 2009

BRASÍLIA - DF

Ianques, go home


Correio Braziliense - 06/08/2009



O presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, chega hoje ao Brasil para explicar ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que a ampliação das bases militares norte-americanas no seu país não são uma ameaça à soberania brasileira na Amazônia, nem um pacto militar com os EUA capaz de provocar uma escalada armamentista no subcontinente. Seria apenas a continuidade do programa de combate ao narcotráfico, que hoje financia as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

» » »
No governo, a transferência das bases militares dos Estados Unidos do Equador para a Colômbia foi interpretada como uma resposta ao acordo militar que o Brasil assinará com a França em 7 de setembro. O governo brasileiro comprará helicópteros, submarinos e, provavelmente, os caças Rafale, em troca de transferência de tecnologia. O pronunciamento duro do Itamaraty e as declarações de Lula contra a ampliação das bases norte-americanas na Colômbia provocaram não só a visita de Uribe, como a vinda do general americano James Jones, assessor e conselheiro de Segurança Nacional do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, na terça-feira. Para os EUA, a tensão militar na América do Sul seria protagonizada pela Venezuela de Hugo Chávez.


Brasília, 50 anos// A comissão organizadora das comemorações dos 50 anos de Brasília será empossada hoje, às 11h, no Museu da República. Com 50 integrantes, o conselho consultivo será presidido pelo governador José Roberto Arruda (DEM). A comissão executiva, pelo vice, Paulo Octávio (DEM).

Pressão



Na terça-feira, Jones se reuniu com membros do governo, inclusive o assessor especial da Presidência da República para Assuntos Internacionais, Marco Aurélio Garcia (foto), artífice do acordo com a França. Os Estados Unidos querem vender ao Brasil os aviões de caça F/A-18 Super-Hornet , no Projeto F-X2, mas estão sendo preteridos. Também estão interessados em participar da exploração do petróleo do pré-sal e incomodados com a construção do submarino nuclear pela Marinha brasileira, que planeja transferir a esquadra do Rio de Janeiro para a baía de São Marcos, no Maranhão.

Etanol


Barack Obama não quer ver o Brasil fazendo coro com Hugo Chávez na reunião do Conselho da Una Sul, dia 10, no Equador. Por mais que neguem, os Estados Unidos pressionam o governo Lula, que tem moeda de troca. A compra do etanol brasileiro, por exemplo.

Desmamado


Nas crises, políticos costumam dizer que a situação é da vaca estranhar o bezerro. No Senado, a situação é tão grave que até o avô não conhece o netinho. Foi o que disse o presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP), ontem, ao tentar se livrar das acusações de nepotismo. Referia-se a João Fernando Gonçalves Michels Sarney, ex-funcionário do gabinete de Epitácio Cafeteira (PTB-MA). O jovem é filho de Fernando Sarney e foi exonerado por um ato secreto, em outubro passado.

Cinebras


Oito projetos cinematográficos foram aprovados na primeira linha (Linha C) da chamada pública do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) para investimento na aquisição de direitos de distribuição de obras de longa-metragem. Eles receberão
R$ 10 milhões

Poderia ser pior


O número de pessoas atingidas por balas perdidas no Rio de Janeiro caiu 26,7% no primeiro semestre de 2009, em comparação ao ano passado. Segundo o Instituto de Segurança Pública (ISP), 55 pessoas foram vítimas de bala perdida, 20 a menos do que em igual período de 2008. Três morreram. Em 2008, das 75 pessoas atingidas, oito morreram.

Caras pálidas



Deputados descontentes com as pressões da tropa de choque do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), começaram a cobrar do presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), mais distância da crise. Não querem endossar a representação contra o líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (foto), por quebra de decoro.


Pressa/ Ao contrário da proposta inicial, a obra do trem-bala entre o Rio de Janeiro e São Paulo será licitada em lote único a ser assumido por apenas um consórcio. Encarregada do projeto, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) avalia que isso dará agilidade ao processo. O edital incluirá cláusula que obriga a empresa a concluir o trajeto até 2014 e deixar o trem operacional para a Copa do Mundo.

Papel/ Os cinco senadores da oposição no Conselho de Ética — os tucanos Sérgio Guerra (PE) e Marisa Serrano (MS), e os democratas Demostenes Torres (GO), Eliseu Resende (MG) e Heráclito Fortes (PI) — já têm pronto e assinado um requerimento para questionar no plenário do colegiado qualquer arquivamento de representações contra o senador José Sarney (PMDB-AP).

Demissões/ O presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Milton de Moura França, marcou para 10 de agosto o julgamento da ação movida pela Embraer para manter as demissões de 4.270 trabalhadores, anunciadas em fevereiro. A Conlutas, central sindical que representa os trabalhadores de São José dos Campos (SP), tenta na Justiça trabalhista conseguir a reintegração dos ex-funcionários à empresa.

Nenhum comentário: