domingo, agosto 30, 2009

ARI CUNHA

Inércia e letargia

CORREIO BRAZILIENSE - 30/08/09


Fortaleza — O Secretário de Segurança de São Paulo, Antônio Ferreira Pinto, fez diagnóstico sobre a Polícia Civil do estado. Duas expressões usadas assinaram como um atestado de óbito da instituição: inércia e letargia. O exemplo dado foi singular. Até 6 de agosto, os ladrões realizaram 32 arrastões, assaltando o povo e calcinando o sonho dos paulistanos. Pelas informações, até edifícios perto de delegacias foram assaltados e roubados. Três morreram em tiroteio com a polícia. Outros estão sendo procurados e não encontrados. Não está boa a vida na capital mais populosa do país, que abriga a força de trabalho mais produtiva de São Paulo.


A frase que não foi pronunciada

“Deus não é surdo!”
Faixa em andamento para ser colocada perto de igreja no Paranoá



Acadêmico
O dr. Immanuel Wallerstein, sociólogo norte-americano, pesquisador do pensamento político e econômico internacional, recebeu o título de Doutor Honoris Causa, em solenidade promovida pelo Instituto de Ciência Política da UnB. Terceiro Mundo, não. O Brasil é classificado como semiperiferia. O professor explica que Terceiro Mundo é um conceito que apontava os países que não aceitavam a polarização entre EUA e União Soviética, durante a guerra fria.

Sigilo
Parte do deputado Sandro Mabel o projeto que torna crime o vazamento de informações de investigação sigilosa oficializada. Dois a quatro anos de reclusão, além de multa, seriam as penas. Durante a discussão na Comissão de Segurança e Combate ao Crime Organizado, na Câmara, a conclusão dada pela relatora, Marina Maggessi, é a de que os dados sigilosos são usados para macular os investigados. Votaram contra o deputado Biscaia, Morrone e Paes de Lira.

Primo pobre
Nenhum centavo foi recebido pela Fundação Nacional do Índio para medidas compensatórias dos impactos causados pela construção da Pequena Central Hidrelétrica Cascata Chupinguaia, em Rondônia. É o que diz o Termo de Convênio entre a Funai e o
Ministério da Justiça, que tem vigência até 2012. O número do documento é 1/2008.

Ensinar e aprender
Por falar em comunidade indígena, escolas chegam às aldeias. A principal recomendação é o respeito à diversidade cultural. A Universidade do Estado do Amazonas é a responsável pela ordenação. Animado, o senador João Pedro terminou o discurso dizendo que só vamos dominar a Amazônia se conhecermos a Amazônia. Não tem outro caminho, senão estudá-la.

YouTube
Por falar em estudar e conhecer, bom avaliar a queda da gripe suína com as chuvas. Neste período, no ano passado, o registro de pacientes com dengue chegou a 91.503 só na Bahia. Julián Alterini é o autor de um documentário de curta duração sobre o que pode estar por trás do alarme da gripe suína. É só procurar no YouTube.

Correspondência
Obedecendo às leis divinas sem cruzar os braços, o vice-presidente José Alencar tem o cuidado de agradecer uma a uma as manifestações de carinho que recebe.

Barbato
Foi um choque para Ana Lucia Andrade quando recebeu a notícia sobre a morte do maestro Silvio Barbato. Antes de viajar, Silvio concedeu entrevista a Ana, que, agora, vai compartilhar a conversa com os ouvintes da Rádio Câmara FM (96,9). Silvio fala da família, vida acadêmica e projetos. Hoje, às 8h da noite. Vale conferir.

Mudanças
Terminados os trabalhos da CPI das Escutas, as interceptações devem ser regulamentadas depois de analisadas pelas comissões da Câmara. O problema é que não houve acordo para elaborar uma só proposta. A relatora da CPI, Iriny Lopes, do PT, explicou que não houve consenso sobre competências, controle e fiscalização — se caberiam à polícia ou ao Ministério Público. A matéria promete.

Monitorar
Formada rede de informações de comissões de Fiscalização Financeira. O tucano Silvio Torres não esconde o orgulho de criar a primeira parceria entre Câmara, Senado e TCU para a fiscalização sobre o uso de verbas públicas. Nesse caso, para a Copa do Mundo. Torres acredita que os problemas de prestação de contas ocorridos nos jogos Pan-Americanos não vão se repetir.


História de Brasília

Mandaram fazer um aterro na superquadra 208, do Ipase, para possibilitar a entrada de carros pela pista de frente ao Eixo. Está errado, e a exceção é criminosa. (Publicado em 7/2/1961)

Nenhum comentário: