quinta-feira, julho 30, 2009

PANORAMA POLÍTICO

PSDB pede arrego

ILIMAR FRANCO

O Globo - 30/07/2009

O presidente do PSDB, Sérgio Guerra (PE), conversou, na terça-feira, com o presidente licenciado do PMDB, Michel Temer (SP). Pediu que o PMDB não faça uma representação no Conselho de Ética do Senado contra o líder tucano Arthur Virgílio (AM). Guerra explicou que as representações do PSDB contra o presidente do Senado, José Sarney (AP), não eram hostis ao PMDB. Temer respondeu que era “inevitável” a reação contra Virgílio.

O PMDB vai à forra

O líder do partido na Câmara, Henrique Alves (RN), avalia que o PMDB não tem outra alternativa.

“Os senadores do partido exigem uma atitude, e o Sarney está muito irritado”, disse. Temer chegou a argumentar com Guerra: “Sérgio, é esquisito. O PSOL representou, vocês vão representar, e não querem que o PMDB represente?”.

O partido vai para cima de Virgílio, embora alguns, como o ministro Geddel Vieira Lima (Integração), tenham ponderado que o PMDB vai mergulhar numa crise que até agora estava restrita ao Senado.

O Senado precisa renovar-se, precisa modernizar-se, precisa oxigenar-se, e isso já era para ter sido feito há muito tempo” — Aécio Neves, governador (MG)

PENÚRIA? No Paraná, 42 prefeituras fecharam as portas ontem em protesto contra a queda no repasse do Fundo de Participação dos Municípios. Os prefeitos querem a aprovação de uma emenda constitucional do líder do PDT, Osmar Dias (PR), que destina 10% das contribuições arrecadadas pela União para os municípios. Os prefeitos tentam marcar reunião com o ministro Paulo Bernardo (Planejamento), segunda-feira, em Curitiba.

Corporativismo

Os funcionários do Ministério do Meio Ambiente no Rio acionaram o Ministério Público para impedir a abertura de um escritório de licenciamento de prospecção de petróleo e gás em Sergipe. Eles temem ser transferidos para Aracaju.

Retrocesso

O presidente Lula deve vetar, na reforma eleitoral, a determinação para que uma amostragem dos votos seja impressa, para auditoria, se esse dispositivo não for derrubado no Congresso.

Aprovado pela Câmara, o texto está no Senado.

Brasil continua atrativo

Dados da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) mostram que a crise não afugentou investidores. De janeiro a abril deste ano, as aplicações estrangeiras no Brasil caíram 19,7%; enquanto no mundo essa taxa foi de 53,7%. A estimativa da Apex é que, ao longo de 2009, os investimentos estrangeiros caiam 60% nos países desenvolvidos, 25% nos em desenvolvimento e em torno de 20% no Brasil.

Lupi e a crise no Codefat

O ministro Carlos Lupi (Trabalho) faz pouco da ameaça das confederações patronais da Agricultura, da Indústria, dos Bancos e do Comércio de se retirarem do Codefat. “Será que vão sair mesmo? Não recebi pedido formal”, diz. Reagindo aos protestos da presidente da CNA, Kátia Abreu, derrotada nas eleições para a presidência do Codefat, afirma: “Essa é a democracia da senadora do DEM, ela não aceita o voto da maioria”. Lupi relata que os representantes da Previdência e da Agricultura se abstiveram, na votação, a pedido dos ministros Reinhold Stephanes e Guido Mantega, ambos atendendo a gestões da senadora.

O PRESIDENTE da Confederação Nacional dos Transportes, Clésio Andrade, vai reivindicar ingresso no Codefat nas vagas abertas por CNI, CNA e CNC.

O MINISTRO Tarso Genro está em campanha para fazer o deputado José Eduardo Cardozo, secretário-geral do PT, seu sucessor no Ministério da Justiça.

CONTESTAÇÃO ao Conselho Nacional do Ministério Público: “O MP de São Paulo envia as informações sobre a produtividade de seus membros. O último envio ocorreu em 30 de junho de 2009, como mostra a certidão anexa”. Mas a certidão é de 31 de maio.

Nenhum comentário: