terça-feira, julho 28, 2009

PANORAMA POLÍTICO

Gesto de protesto

Ilimar Franco
O Globo - 28/07/2009

Os conselhos de Ética da Câmara e do Senado vão ser esvaziados. Contrariado com a absolvição do deputado Edmar Moreira (MG) e a maioria sarneyzista no Senado, o DEM vai retirar todos os seus representantes dos conselhos na volta do recesso.

“Os conselhos de Ética deixaram de ser sérios, e não faremos papel de babacas”, resume o presidente do DEM, deputado Rodrigo Maia (RJ).

O Ricardo Teixeira que se cuide

Na reunião da coordenação de governo, ontem, lá pelas tantas o presidente Lula começou a reclamar da desorganização do futebol nacional e do calendário do Campeonato Brasileiro.

Estava irritado com as perdas de jogadores pelos clubes brasileiros, no meio da competição, contratados pelos times europeus.

“É um absurdo os times brasileiros poderem vender jogadores no meio do campeonato.

O Inter perdeu o Nilmar. O Cruzeiro ficou sem o Ramirez. E do Corinthians levaram o Marcelo Oliveira, o André Santos e o Cristian. Isso está errado, Os times ficam desfalcados”, protestou o presidente, que é corintiano.

Nossa previsão estava correta. O Brasil foi o último a ser atingido pela crise e é o primeiro a sair” — Guido Mantega, ministro da Fazenda, na reunião da coordenação de governo, ontem, no Planalto

EMPURRÃO. O presidente Lula vai pedir ao presidente do BNDES, Luciano Coutinho (na foto), que passe um pente fino nas consultas de investimentos feitas por empresários e que não andaram. Lula acha que eles esmoreceram devido à crise internacional e que, se forem chamados para uma conversa, retomarão seus planos. O discurso do governo é de que haverá uma forte retomada da economia no segundo semestre.

Transparência

As relações entre o Poder Executivo e o TCU nunca foram tão ruins. Para o governo Lula, trata-se de um tribunal de oposição. Irônico, um ministro afirma que o tribunal não é transparente, pois não coloca na internet os seus gastos

Paz no campo

Em reunião com a presidente da Confederação Nacional da Agricultura, senadora Kátia Abreu (DEM), o presidente Lula disse que uma coisa era sua atuação como oposição no Senado, outra como dirigente da CNA. Ela ficou feliz.

Ponte da Amizade

Além do acordo sobre Itaipu, o presidente Lula fechou com o presidente do Paraguai, Fernando Lugo, a regularização da atividade de sacoleiro. A cota por pessoa será de R$ 20 mil por mês e a taxação, de 25%. O Paraguai queria alíquota de 18% e a Receita Federal, 35%. A lei foi publicada no Diário Oficial da União em janeiro, mas não havia sido regulamentada até hoje. O projeto sofreu forte resistência do empresariado.

Os três palanques de Dilma no Rio

O Palácio do Planalto está operando diretamente para que Dilma Rousseff tenha três palanques no Rio.

Ela pediu ao ministro Alfredo Nascimento (Transportes) que filiasse Anthony Garotinho ao PR. E o presidente Lula está incentivando a candidatura de Lindberg Farias (PT). O cálculo do Planalto é que assim Dilma garantiria os votos do interior e da esquerda. O PT nacional estava com outra estratégia: ter um único palanque, no caso o do governador Sérgio Cabral

IMPACIÊNCIA. Uma das coisas que mais irrita o presidente Lula é a lentidão das obras dos metrôs de Salvador, Recife, Belo Horizonte e Fortaleza

MALABARISMO. E o ministro Márcio Fortes (Cidades) tem que fazer verdadeiros contorcionismos para dar explicações. “Vem cá, da outra vez que fizemos reunião estava igualzinho”, cobra Lula

O PRESIDENTE da OAB do Rio, Wadih Damous, sobre a crise no Senado: “O senador José Sarney está perdendo a capacidade de se defender. É muito difícil a sua permanência à frente do Senado”.

Nenhum comentário: