quarta-feira, julho 29, 2009

PAINEL DA FOLHA

Conexão pequi

FOLHA DE SÃO PAULO - 29/07/09

Passa pela política goiana o contra-ataque esboçado pelo PMDB ao PSDB no Conselho de Ética do Senado. A tropa de choque de José Sarney (AP), encabeçada por Renan Calheiros (AL), já procurou a presidente em exercício do partido, a deputada Íris de Araújo, que é mulher do prefeito de Goiânia, Íris Rezende.
Em caso de abertura de processo contra Sarney, ele teria de licenciar-se automaticamente. Quem assumiria a presidência da Casa seria o também goiano Marconi Perillo (PSDB), potencial adversário de Íris na disputa pelo governo do Estado em 2010. Ao colocar o PSDB na berlinda, disseram os sarneyzistas à substituta de Michel Temer (SP) no comando da sigla, o desgaste dos tucanos se estenderia à política local.



Reprise. De Tasso Jereissati (PSDB-CE), um dos alvos do PMDB, sobre a evolução da crise no Senado: "Sarney comete os mesmos erros de Renan: ao se defender, cai em contradição e apela para tropa de choque e ameaças".

Careca. Os tucanos, que já haviam batizado de "Cabelo, Microfone e Sandália" o trio do PMDB no Conselho de Ética, Wellington Salgado (MG), Almeida Lima (SE) e Gilvam Borges, agora ironiza a chegada do novo membro do grupo, Paulo Duque (PMDB-RJ).

É guerra. Do diligente Wellington Salgado, já escancarando o revide iminente: "O fato novo é que o PSDB tornou partidária uma questão que até então era individual".

Paredão. Depois dos tucanos Tasso e Arthur Virgílio (AM), estão na linha de tiro Tião Viana (PT-AC), Cristovam Buarque (PDT-DF) e Pedro Simon (PMDB-RS).

Gradual. Até agora ninguém pronunciou a palavra "cassação" em meio ao curto circuito no Senado. Os opositores de Sarney se dizem satisfeitos se ele tiver de abdicar da presidência da Casa.

Picadeiro. Alheio às ameaças do PMDB, o comando tucano avalia que o simples circo que se formará no Conselho de Ética na semana que vem já basta para desgastar Lula e Dilma Rousseff, que, segundo pesquisas em poder do partido, teriam se queimado ao blindar Sarney.

Palanque 1. Enquanto ainda aguarda pela presença de Lula, a Força Sindical recebeu ontem um inusitado pedido da equipe do governador Aécio Neves: permissão para usar na TV imagens do discurso do tucano no congresso da central. O presidente da Força, deputado Paulinho (PDT-SP), autorizou.

Palanque 2. Aécio dividirá o palco com um trio de ministros lulistas e com o secretário de Desenvolvimento de São Paulo e pré-candidato ao Bandeirantes, Geraldo Alckmin (PSDB), que também já confirmaram presença no evento.

Baião. O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), participa sábado, em Exu (PE), de homenagem pelos 20 anos da morte do cantor e compositor Luiz Gonzaga.

Lá e cá. O empresário Eike Batista, dono do Grupo EBX, que já doou R$ 23 milhões para a candidatura do Rio a sede das Olimpíadas em 2016, tem laços antigos com o prefeito Eduardo Paes (PMDB). Só em 2008, injetou R$ 1 milhão na campanha vitoriosa.

Sinal fechado. O Ministério das Cidades pediu a Lula que vete integralmente o projeto que regulamenta a profissão de mototaxista no país. O prazo expira hoje.

Vai você. Convidada para dividir a mesa com outros cinco governadores para discutir gestão ontem em Brasília, a gaúcha Yeda Crusius (PSDB) não apareceu. Mandou em seu lugar o secretário-geral de governo, Erik Camarano.

Ecumênico. Lula reuniu quatro pré-candidatos ao governo da Paraíba numa cerimônia em Campina Grande.


com SILVIO NAVARRO e LETÍCIA SANDER

Tiroteio

"É incrível que o Lula prefira criar um problema jurídico no seu próprio país só para dar discurso e aliviar a impopularidade do presidente Lugo."

Do deputado GUSTAVO FRUET (PSDB-PR), sobre as negociações de Lula, que concordou em triplicar a taxa anual paga pela cessão da energia não utilizada pelo Paraguai.

Contraponto

Quem manda A secretária de Assistência e Desenvolvimento Social e vice-prefeita de São Paulo, Alda Marco Antonio (PMDB), imprensa e o público aguardavam a chegada do prefeito Gilberto Kassab (DEM) para a inauguração de um dos novos espaços de convivência para moradores de rua, no parque Dom Pedro 2º (centro), na semana passada.
Até que, subitamente, Alda anunciou:
-Olha! Venham ver o meu chefe!
Todos se levantaram para recepcionar o prefeito, mas, para surpresa geral, quem apareceu foi o ex-governador Orestes Quércia, que comanda o PMDB de São Paulo.

Nenhum comentário: