sábado, julho 25, 2009

PAINEL DA FOLHA

Sempre cabe mais um

FOLHA DE SÃO PAULO - 25/07/09

A lista dos 82 servidores do Senado que chegaram à Casa como estagiários da Gráfica -uma das estruturas inchadas por indicações de toda sorte- e foram efetivados sem concurso público inclui cinco nomes que encontraram guarida em gabinetes de senadores. São eles: Jefferson Praia (PDT-AM), Eliseu Resende (DEM-MG), Lobão Filho (PMDB-MA), Marcelo Crivela (PRB-RJ) e Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR).
Há também outros cinco nomes que não possuem lotação em cargos. São pensionistas de ex-servidores. Em um dos casos, trata-se de uma criança de 11 anos.
Na diretoria-geral, ocupada por mais de uma década pelo ex-todo-poderoso Agaciel Maia, também aparece um carateca, medalhista no Pan do Rio, em 2007.




Olho da rua. O futuro dos "estagiários" não concursados depende de um parecer da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), que pode decidir pela inconstitucionalidade da contratação. Se isso ocorrer, o caso irá ao plenário.

Reação. OAB, CNBB e outras entidades vão se manifestar contra os escândalos no Senado após o recesso. O assunto será debatido no plenário da OAB no dia 16. O roteiro deverá ser o mesmo de 2007, quando as entidades condenaram a absolvição de Renan Calheiros (PMDB-AL).

Eu sou você... O atual patamar da crise do Senado, aliás, confirma a semelhança com o escândalo que culminou com a queda de Renan. Com o desembarque do PT, a base de Sarney é exatamente a mesma que sustentava o alagoano antes de ele renunciar à presidência da Casa.

Na confusão. O "troco" que aliados de Sarney estão prometendo aos principais algozes do senador não é só uma atitude revanchista. A ideia é que uma chuva de processos no Conselho de Ética contribua para tumultuar a situação, embaralhar ainda mais o jogo e postergar qualquer desfecho do caso.

Por procuração. Houve no PT quem estranhasse a nota divulgada ontem pelo líder Aloizio Mercadante (PT-SP). Apesar de o texto falar da "bancada", nem todos os senadores foram ouvidos.

Boletim médico. Em plena maré de denúncias de nepotismo e tráfico de influência envolvendo Sarney, coube à assessoria de imprensa da presidência da Casa distribuir notas sobre o estado de saúde de dona Marly, mulher do peemedebista. Elas também foram parar no site da Casa.

Batata quente. Apesar de a sindicância que investigou o esquema de venda de cotas de passagens aéreas na Câmara deixar ao menos cinco deputados com um pé no Conselho de Ética, ela não propõe punições. A decisão sobre cada caso caberá ao corregedor da Casa, ACM Neto (DEM-BA).

Lista de bordo. Entre os nomes que aparecem no relatório, estão ainda os dos deputados Roberto Rocha (PSDB-MA) e Raymundo Veloso (PMDB-BA) -que teve bilhetes usados pelo casal Zoghbi.

Amado mestre. João Antonio, um dos mais aguerridos petistas da Câmara paulistana, vai iniciar um mestrado em Filosofia do Direito na PUC-SP. Seu orientador será ninguém menos que seu colega, porém adversário, Gabriel Chalita (PSDB).

Luz amarela 1. Responsável pela saúde dos índios, a Funasa está recomendando que todos os distritos sanitários das aldeias se articulem com os hospitais de referência para atendimento de eventuais casos de contaminação pela gripe suína.

Luz amarela 2. A nova gripe ainda não foi registrada entre as comunidades indígenas, mas o movimento de tribos próximas da fronteira com a Argentina preocupa a fundação, principalmente no Rio Grande do Sul, onde vivem cerca de 19,5 mil índios.

com SILVIO NAVARRO e LETÍCIA SANDER

Tiroteio

"Já que o PSDB sempre apostou na crise, esse auxílio deveria ter sido anunciado antes, e não agora, quando o emprego está sendo retomado."


Do deputado PAULO TEIXEIRA (PT-SP), sobre a criação, pelo governo Serra, de uma bolsa de R$ 210 para desempregados em São Paulo, por um período de três meses.

Contraponto

Ideia fixa Durante sua visita a uma feira de orgânicos, anteontem, em São Paulo, Lula foi abordado por dezenas de pessoas que queriam oferecer seus produtos expostos ou pelo menos conseguir uma foto com ele.
Mas, durante todo o percurso, o presidente repetia uma recusa bem-humorada:
-Não, obrigado, estou de dieta.
Foi assim com vinhos, depois uma variedade de geleias. Até que, já no final do percurso, Lula se deparou com um expositor que lhe apresentou sabonetes feitos com produtos orgânicos. O petista não teve dúvidas:
-Mas emagrece?

Nenhum comentário: