quinta-feira, julho 23, 2009

PAINEL DA FOLHA

Começo, meio e fim

FOLHA DE SÃO PAULO - 23/07/09

Os diálogos de integrantes da família Sarney flagrados pelo grampo da Polícia Federal trouxeram pela primeira vez na crise do Senado, na opinião de senadores com voz ativa nas articulações políticas da Casa, uma denúncia convalidada por um ato de iniciativa do presidente José Sarney. ‘A confrontação das conversas com a nomeação efetiva de um agregado, oito dias depois, é o batom na cueca’, diz um senador até então firme na defesa da permanência de Sarney no cargo.
O ingrediente que falta para que a situação política se torne crítica, na avaliação geral, é que PSDB ou DEM tomem a frente de uma representação contra Sarney no Conselho de Ética - as já protocoladas são do nanico PSOL ou de iniciativa isolada de senadores.

Mundo... - A um aliado com quem conversou ontem, Sarney se referiu aos diálogos que o pilharam praticando nepotismo como um papo ‘de pai para filho’. E se queixou de violação de direitos pelo fato de terem sido divulgados.

... da lua - A outro com quem falou na véspera, Sarney mencionou estar feliz com a boa acolhida no Maranhão. Contou ter sido aplaudido ao circular em São Luís.

Tenho dito - Em nota oficial do dia 19 de junho, a presidência do Senado negava que Sarney tivesse agido para nomear os parentes e apadrinhados em atos secretos. ‘Quanto aos outros nomes citados, alguns até desconhecidos do senador, nenhum deles foi nomeado ou pedida a sua nomeação pelo presidente José Sarney para qualquer cargo do Senado’, diz o texto.

Coletânea - Membro do Conselho de Ética e um dos mais fiéis integrantes da tropa de choque de Sarney, Wellington Salgado (PMDB-MG) aproveita o recesso para analisar todos os atos da Mesa Diretora dos últimos dez anos. ‘É só o pessoal começar a falar no conselho, e eu vou abrir o meu bookzinho’, diz.

Ata - Para dividir responsabilidades, os sarneyzistas querem jogar na roda os nomes dos presentes em reuniões da Mesa em que decisões hoje questionadas foram tomadas.

Só dele - A outorga de uma repetidora da TV Mirante em Estreito (MA), comemorada por Sarney e pelo filho Fernando nos grampos, foi decisão exclusiva do Ministério das Comunicações, chefiado pelo aliado Hélio Costa. Decreto de 2005 isenta a outorga de retransmissoras de passar pelo Congresso, como é exigido no caso das geradoras.

Lavo as mãos - Do presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), sobre o fato de a viagem dele e outros sete deputados à França ter sido financiada pela empresa Dassault, que tenta vender caças ao Brasil: ‘Fui convidado do governo francês. Quem exatamente pagou é questão deles’.

Gaveta - O TRE de São Paulo pode arquivar os 2.500 processos contra doadores que extrapolaram o limite de doações em 2006, sob o argumento de que as multas já prescreveram. O TSE tem decidido o contrário em casos recentes.

Cenário - O governador baiano Jaques Wagner (PT) e o prefeito de Salvador, João Henrique (PMDB), ‘ajeitaram’ o visual do centro histórico, parte do trajeto percorrido pelo presidente cubano, Raúl Castro, ontem. Além da limpeza, desapareceram ambulantes e moradores de rua.

Veja bem - Superado pelo colega de partido, o prefeito Beto Richa, na pesquisa Ibope para o governo paranaense, o senador Alvaro Dias reclamou com o partido pelo fato de a sondagem ter sido feita somente em Curitiba.

Tiroteio

Não contem comigo para qualquer iniciativa em defesa de Sarney, Collor e companhia . Fui, sou e continuarei sendo oposição a essa gente.
Do deputado federal PAULO PIMENTA (PT-RS), sobre as iniciativas de Lula de blindar o presidente do Senado e de elogiar publicamente o senador alagoano, ambos ex-adversários históricos do PT.

Contraponto

Plantão de notícias

Na noite de 25 de junho, a casa do deputado Eduardo Gomes (PSDB-TO) em Brasília estava lotada de correligionários, todos à frente da TV para assistir ao julgamento do pedido de cassação do governador Marcelo Miranda (PMDB) no TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
Foi quando as atenções se voltaram para a filha do deputado, que entrou correndo e gritando na sala:
- Pai, vocês já souberam da novidade?
Todos pensaram que se tratava do resultado da sessão.
- O Michael Jackson morreu! -, explicou a menina.
Depois de breves lamentos pela morte do cantor, os adversários do governador contrariaram o resto do mundo e voltaram a se concentrar no julgamento, pela TV Justiça.

Nenhum comentário: