quarta-feira, julho 01, 2009

PAINEL DA FOLHA

Medidas extremas

RENATA LO PRETE

FOLHA DE SÃO PAULO - 01/07/09

Com José Sarney (PMDB-AP) em agonia, seus principais operadores, Renan Calheiros (PMDB-AL) e Gim Argello (PTB-DF), apostavam ontem na divisão interna e nas fragilidades do PSDB na tentativa de garantir alguma sobrevida ao presidente do Senado.
A divisão ficou evidente em plenário, com o bate-boca entre Sérgio Guerra (PE) e Marconi Perillo (GO), mas já se mostrava no desconforto com a situação do líder, Arthur Virgílio (AM), que por questões pessoais só sossegará quando defenestrar Sarney, enquanto muitos na bancada acham mais importante investir na CPI da Petrobras. Em dado momento, Renan e Gim acenaram com a instalação imediata da comissão em troca de um prazo para o presidente.

Na mira - Em privado, os tucanos não escondem o temor diante da possível ascensão de Perillo, hoje vice-presidente, ao comando do Senado. Receiam dossiês sobre seus dois mandatos no governo de Goiás. Renan Calheiros colecionou material durante seu processo de cassação.

02 - Perillo pediu para sair do Conselho de Ética. Sente-se impedido de votar o pedido de afastamento de Sarney.

Os russos - Enquanto Gim e Renan negociavam o início da CPI da Petrobras em troca de algum refresco para Sarney, Aloizio Mercadante (PT-SP) dizia que uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.

Quarentena - Descoberto um caso de gripe H1N1 na Câmara, virou piada no Senado dizer que José Sarney arranjou um bom pretexto para antecipar o recesso.

Pedágio - O presidente da Confederação Nacional dos Transportes, Clésio Andrade, tem telefonado a senadores de vários partidos pedindo que retirem assinaturas do requerimento da CPI do Dnit.

Vida real - Pesquisa realizada pelo DataSenado em 81 municípios do país perguntou se os entrevistados conheciam alguém que já tivesse sido beneficiado por alguma lei. 93% responderam ‘sim’ com relação ao seguro-desemprego; 46% disseram o mesmo a respeito do Código de Defesa do Consumidor.

Duda & Skaf - Duda Mendonça, marqueteiro de Lula na eleição de 2002 que caiu em desgraça no mensalão, foi contratado por Paulo Skaf para cuidar da imagem da Fiesp.

O que você acha? - Uma das últimas consultas feitas por Lula antes de indicar o novo procurador-geral da República foi a Sepúlveda Pertence. O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal, hoje à frente do Conselho de Ética Pública da Presidência, elogiou os três nomes da lista, mas deixou clara sua preferência por Wagner Gonçalves.

Então tá - Gonçalves, argumentou Pertence, seria o mais independente em relação aos Poderes e o que mais defenderia as prerrogativas dos procuradores. Lula agradeceu a opinião. E disse que escolheria Roberto Gurgel.

Andar de cima - O Conselho Nacional de Justiça avisou a TJs, TRFs e TRTs que passará a realizar suas correições também em gabinetes de desembargadores. O CNJ considera que, em muitos casos, estão aí os gargalos de morosidade dos tribunais.

Barrados - Entre os quatro deputados que tiveram emendas à medida provisória 464 vetadas pelo presidente da Câmara porque totalmente alheias ao assunto da MP, dois pertencem à ‘elite’ da Casa: Odair Cunha (PT-MG) é membro da Mesa Diretora, e Hugo Leal (RJ), líder do PSC.

Enviado especial - O governo da Líbia destacou funcionário do Ministério das Comunicações para observar a entrevista de Lula às agências Efe e Reuters, ontem em Trípoli. O ‘infiltrado’, porém, acabou ficando fora da sala.

Tiroteio

Em vez de pedir socorro ao Agaciel, Arthur Virgílio poderia ter feito um empréstimo consignado com o Zogbhi ou mesmo com o neto do Sarney.
Do deputado DOMINGOS DUTRA (PT-MA), sobre o dinheiro enviado pelo então diretor-geral do Senado para que o tucano pagasse uma conta de hotel em Paris.

Contraponto

Inteiramente grátis

A comissão de representação do Brasil no Parlamento do Mercosul reuniu-se na semana passada para discutir a doação de três aviões T-27 Tucano ao Paraguai. O relator, Geraldo Mesquita (PMDB-AC), defendia a proposta.
- Ela tem especial importância diante da necessidade de combater atividades ilícitas- justificou o senador.
A senadora Marisa Serrano (PSDB-GO) também defendeu a ideia, o que levou o deputado Doutor Rosinha (PT-PR) a fazer um aparte para provocar a oposição:
- Acho ótimo a gente doar tucanos ao Paraguai. Podíamos aproveitar e mandar a bordo uns ‘demos’ também!

Nenhum comentário: