quarta-feira, julho 29, 2009

INFORME JB

Quem fica com a chave do gabinete

Leandro Mazzini

JORNAL DO BRASIL - 29/07/09

Confirmada a saída de José Múcio Monteiro do primeiro escalão do governo, o cargo de ministro das Relações Institucionais suscita disputas também no PMDB e PTB, além do PT. Discretamente, entraram nas conversas o líder do PMDB na Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN), e o líder do PTB no Senado, Gim Argello (DF) – suplente de Joaquim Roriz que chegou quieto e ganhou espaço na interlocução com o Planalto. A briga pela vaga tem seus nobres motivos. É o cargo que coloca o cidadão diariamente em contato com o presidente da República. A priori, é de Antonio Palocci (foto). O líder do PT, Cândido Vaccarezza, é citado. Tudo ainda é dúvida. Contra o primeiro, pesa o processo do STF no caso do caseiro. Contra o segundo, a falta de jogo com os colegas.

Brizolistas Menino do Rio

O ex-governador Anthony Garotinho (PR) negocia sua chapa para concorrer com Sérgio Cabral (PMDB). De vice, o federal Brizola Neto (PDT); para o Senado, o senador Marcelo Crivella (PRB) e o federal Miro Teixeira (PDT).

O sempre carioca Fernando Sarney, indiciado pela PF em quatro crimes, bate ponto na Garcia & Rodrigues, na Zona Sul do Rio, para degustar vinhos e cafés.

Cantinho

A pedido da governadora Ana Júlia Carepa, a Vale vai instalar um escritório em Belém, onde vão trabalhar 80 engenheiros. Será o núcleo da mineradora para novos projetos na região.

Tsunâmi

Eduardo Moreira Giestas, novo presidente do complexo turístico Sauípe, na Bahia, foi indicado pela consultoria Angra Partners com a missão de vender o empreendimento.

Tsunâmi 2

A Previ afastou a diretoria de gestão imobiliária que cuidava da operação envolvendo o Edifício Méridien e a rede Iberostar, em Copacabana, e que acabou vendido para a Windsor. Especula-se que a perda de dinheiro foi do tamanho do prédio.

Zé Feliz

A pergunta entre mineradores é por onde anda o mineiro Zé Mendes, dono da J. Mendes mineradora. Há décadas tinha uma pequena jazida, de má qualidade, de onde pouco extraía. Vendeu-a por R$ 1,9 bilhão para a Usiminas.

Lula e Patrus

O presidente Lula desembarca sexta em Belo Horizonte. Inaugura 720 apartamentos do programa municipal Vila Viva e do PAC, e dá diploma a 474 jovens formados por cursos de capacitação, do Ministério do Desenvolvimento Social.

Em obras

Por falar em BH, o prefeito Marcio Lacerda, que já conta com 71% de avaliação positiva, aprovou o novo código de obras da capital. O antigo era de 1940.

Escolinha

A Funasa realiza um workshop em São Paulo com 60 prefeitos do estado. O objetivo é prestar orientação sobre recursos do PAC para obras de saneamento.

Óleo na tela

O documentário O petróleo tem que ser nosso estreia amanhã no Odeon no Rio. Dirigido por Peter Cordenonsi, foi produzido pelo Sindicato dos Petroleiros do Rio e pela Associação de Engenheiros da Petrobras.

Nenhum comentário: