sexta-feira, julho 24, 2009

FERNANDO GABEIRA

“Princípio esperança”


FOLHA DE SÃO PAULO - 24/07/09

Morreu Leszek Kolakowski. Foi um grande personagem do século 20. Enquanto muitos de nós nos seduzíamos pelo marxismo, nos anos 1960, ele partia para o exílio na Inglaterra.

Crime? Escreveu uma severa crítica ao marxismo. Não separava uma teoria generosa de seus desastres históricos. Dizia que eles decorriam da própria teoria. Sua trajetória para o exílio se deu num período ofuscante. Mas anos depois, quando o Solidariedade assumiu o poder na Polônia, foi reconhecido como um grande inspirador daquela passagem histórica. Será enterrado com honras, no seu país.

Kolakowski considerava que era preciso sempre questionar. Até a si próprio. Que filósofo não se sentiu nunca um charlatão? Alguns textos mais recentes indicam que tendia a aceitar a inescapabilidade da religião como cultura.

Nisso, também é atual. Há um grande debate sobre Deus e religiões, na esteira de livros como os de Cristopher Hitchkens e Richard Dawkins, propondo uma superação dessas crenças. Mas existem deslumbramentos diante da inteligência humana e da natureza. Existe esperança num quadro em que o cinismo parece ser o mais racional. São componentes religiosos que ganham forma mais leve na frase de Cristhopher Lash: não acredito no catolicismo, sou apenas praticante.

Apesar de sua reclamada postura científica, o socialismo teve inúmeros pontos de contato com a religião. Não só por despertar sonhadores do absoluto buscando um futuro luminoso. Mas também pelas tentativas de filósofos marxistas de abordar a esperança.

Aliás, esperança é o que sobrou de melhor. A morte de Kolakowski, nesse início de recesso, me lembra um dever de casa com o século passado. Terminar minha leitura do Princípio Esperança, de Ernst Bloch, um calhamaço que, olhado de perfil, às vezes desanima.

Nenhum comentário: