quarta-feira, julho 22, 2009

FERNANDO CALAZANS

Notícia ou bordão?

O GLOBO - 22/07/09

E Ronaldo como se saiu na vitória do Corinthians sobre o Cruzeiro? Ele se saiu exatamente como o técnico Mano Menezes quer que ele se saia – ou seja, resolvendo a
parada.
O que significa isso? Que Ronaldo não precisa jogar tão bem assim, não precisa ser ativo e participante o jogo todo – mas que será muito útil, mesmo assim, se criar lances, jogadas e gols decisivos. Está certo, muito bem.
E o que fez Ronaldo no jogo? Deu o passe para o primeiro gol e fez ele mesmo o segundo. Resultado final: vitória do Corinthians por 2 a 1.
Segundo a minha análise pessoal, Ronaldo jogou mal durante a maior parte do tempo. Participou pouco do jogo. E entre o 27 e o 28 minutos, perdeu dois gols. Isso mesmo: dois gols perdidos em um minuto.
Aos 27, com o gol escancarado à sua frente, chutou em cima do zagueiro Leonardo Silva, que defendeu com a mão, fez pênalti e foi expulso. Ronaldo não conseguiu colocar num dos dois cantos abertos.
Aos 28, bateu o pênalti, atrapalhou-se todo na paradinha e chutou quase em cima de Fábio, que defendeu.
<< >>
Foi o seu pior momento. Mas aí está o que diferencia o craque do jogador comum. Em suas melhores jogadas, ele deu um passe precioso para Jorge Henrique, aos 22 minutos do primeiro tempo. Jorge Henrique soube aproveitar e marcou o primeiro gol do Corinthians.
Aos 31 minutos do segundo tempo, foi a vez de Ronaldo receber um passe adocicado de Jucilei que ele emendou para a rede: 2 a 0. Depois, o Cruzeiro fez um gol, mas não fez dois, e o Corinthians venceu.
<< >>
Eis por que o Mano Menezes está certo, quando diz que Ronaldo não precisa jogar bem o tempo todo. Pode se dar ao luxo de errar – como errou no jogo – desde, é claro, que em dois ou três lances ele seja o... Ronaldo.
Pode até, por incrível que pareça, dar-se ao luxo também de manter (quem sabe para sempre) a barriguinha proeminente que adorna sua cintura.
Só não pode deixar de decidir as partidas, ou, pelo menos, uma partida sim, outra não. Aí ele derruba a tese respeitável do Mano Menezes.
<< >>
Informei que o Corinthians cometera 11 faltas no jogo. Eu errei. O Corinthians cometeu 12 faltas no jogo todo. E não informei que o Cruzeiro fizera menos faltas ainda: 9.
Parece até um jogo estranho ao futebol incivilizado que se disputa aqui no país do futebol. Cruzeiro e Corinthians são, não por acaso, os times que menos fazem faltas neste momento do Campeonato Brasileiro. Cruzeiro: 170. Corinthians: 184.
<< >>
Quem cometeu mais faltas até aqui foi o Palmeiras: 280. Portanto, em 12 rodadas, o Palmeiras fez nada menos do que 110 faltas a mais do que o Cruzeiro.
Que diferença, hein!
Troca de técnico no Fluminense não é novidade. O clube tem o hábito (e a média) de trocar de técnico a cada 23 jogos.
E é muito menos novidade ainda quando o técnico que chega (ou parte) é Renato Gaúcho. Aí a notícia vira bordão.
Pois aí está Renato Gaúcho chegando pela quinta vez ao Fluminense, o que deixa no ar a pergunta definitiva: por que diabos mandam embora o Renato se sabem (os mesmos dirigentes) que vão recontratá-lo meses depois? Que perda de tempo, não é?
<< >>
Pelo perfil de Renato, a recontratação se explica: ele é considerado um ótimo motivador, e é exatamente de uma alta dose de motivação que o time precisa neste momento.

Nenhum comentário: