sábado, julho 25, 2009

CLÓVIS ROSSI

Moralidade, Hitler e paisagens

FOLHA DE SÃO PAULO - 25/07/09


SÃO PAULO - Há momentos em que gostaria de ser de fato amigo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, como ele me classificou em entrevista à revista "Piauí". Não, presidente, não é para pedir emprego que estou velho demais para mudar de lado no balcão da vida.
É que amigo, ao menos do meu ponto de vista, é quem diz as verdades, as agradáveis e as desagradáveis. Desconfio que, no entorno de Lula, ou falta coragem para dizer verdades desagradáveis ou o presidente não as ouve. Só assim se explica a catarata de bobagens em que se especializou.
A mais recente delas é esta: "Uma coisa é você matar, outra coisa é você roubar, outra coisa é você pedir um emprego, outra coisa é relação de influências, outra coisa é o lobby". Pior: dito assim como se fosse a mais fantástica descoberta da mente humana desde que Moisés exibiu as tábuas da lei.
Perdão, presidente, mas é ridículo, muito ridículo. Até minha netinha Alice, de quatro meses, é capaz de produzir uma frase com obviedades menos galopantes.
Está na hora de Lula entender que está saindo do palanque para entrar na história. Por enquanto, a catarata de bobagens passa incólume porque a popularidade continua elevada e a maior parte dos que conferem a Lula os índices de aprovação conhecidos não liga a mínima para frases tolas.
Mas os livros de história podem não ser tão condescendentes. Aliás, nem todos os que gostam do governo Lula o são, a julgar pelo que escreve Raphael Portella, professor aposentado de universidades públicas: "No geral, aprecio o governo Lula, mas no aspecto moral, de defesa da honestidade, dos princípios republicanos, fico do outro lado".
Acrescenta uma frase mortal: "A biografia de Hitler não é melhor porque ele pintava paisagens". Cuidado, pois, amigo Lula, com as paisagens que pinta.

Nenhum comentário: