terça-feira, julho 28, 2009

BRASÍLIA - DF

Panela de pressão


Luiz Carlos Azedo Com Guilherme Queiroz
Correio Braziliense - 28/07/2009

A bancada de senadores do PT virou uma panela de pressão, ainda mais depois do puxão de orelhas público do ministro de Relações Institucionais, José Múcio Monteiro (PTB), no líder da bancada, senador Aloizio Mercadante (SP), ontem. O petista divulgou nota para reiterar a posição da bancada a favor do afastamento temporário do presidente do Senado, José Sarney (PMDB), enquanto as denúncias contra o político maranhense forem examinadas pelo Conselho de Ética. Segundo Múcio, a nota não refletiria a posição da bancada, apenas a opinião de dois ou três senadores.

» » »


É exatamente o contrário. Firme mesmo com Sarney, na bancada do PT, só há três senadores: Delcídio Amaral (MS), Ideli Salvatti (SC) e João Pedro (AM). Os demais estão loucos para largar a alça do baú. Dão sustentação a Sarney a pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pois não se consideram responsáveis pela eleição do velho patriarca. Essa responsabilidade seria do PMDB e do DEM, partido de oposição que se livrou do fardo. Como o presidente Lula se queixou de Mercadante na reunião de coordenação política, Múcio aproveitou para dar uma enquadrada no líder petista.

Se pedir, fica// O ministro interino de Assuntos Estratégicos, Daniel Vargas, com um pé na Universidade de Harvard, avisa que pretende permanecer na Secretaria de Assuntos Estratégicos “enquanto o presidente Lula julgar oportuno”. Como titular, é claro.

Força/ Sindicalistas de cerca de 40 países, a maioria europeus, desembarcam hoje em São Paulo para participarem do congresso nacional da Força Sindical. Ainda sob os efeitos da crise financeira nos mercados de trabalho de lá, os representantes das centrais sindicais dizem querer conhecer melhor as medidas tomadas por aqui e o freio registrado na alta do desemprego.

Qualidade/ Começa hoje o Congresso Internacional Brasil Competitivo, em Brasília, com foco na gestão pública. Confirmaram presença os governadores Eduardo Campos (PE), Jaques Wagner (BA), Marcelo Deda (SE), Paulo Harting (ES), Teotônio Vilela (AL) e Yeda Crusius (RS) e os prefeitos Gilberto Kassab (SP) e Eduardo Paes (RJ).

Azebundsman/ Leitor atento retifica a coluna de domingo: não existe o citado avião-radar RC-99, mas sim os E-99, que até o ano passado eram chamados pela FAB de R-99A. Fabricado pela Embraer, a FAB possui cinco unidades, todas com uma enorme antena-radar Ericsson instalada em cima da aeronave para controle, vigilância e vetoração do espaço aéreo. Já a versão R-99B, usada nas buscas as vítimas do voo 447 da Air France, tem o radar Raytheon instalado embaixo da aeronave. Por fim, o C-99 é tão somente a versão de transporte exclusivamente militar.

Sem essa



Ao contrário da versão palaciana, o afastamento de Sarney não levaria o tucano Marconi Perilo (GO) à Presidência do Senado até o final de 2010, pois nova eleição seria convocada. Caberia ao PMDB indicar o substituto por ter a maior bancada. Essa troca de comando do Senado poderia ser uma operação casada, mediante acordo entre a base e a oposição. O líder da legenda, senador Renan Calheiros (foto), porém, não quer nem ouvir falar desse assunto. Avalia que o apoio do presidente Lula é suficiente para garantir o cacique maranhense no cargo.

Colateral

A crise ética do Senado começa a respingar na governadora do Maranhão, Roseana Sarney (PMDB), que assumiu o cargo após a cassação de Jackson Lago (PDT). No Supremo Tribunal Federal (STF), o desconforto com a situação é muito grande. Prospera o entendimento de que a jurisprudência, nesses casos, deveria assegurar a convocação de novas eleições e não a posse pura e simples do segundo colocado. Em tempo: Roseana também enfrenta um pedido de cassação na Justiça Eleitoral.

Katiucha

Uma comitiva do Exército está na Rússia negociando acertos finais da compra de 12 helicópteros de ataque, modelo Mi-35 Hind, considerado uma espécie de fortaleza voadora. Os militares tentam acertar os detalhes do pacote de armas, com interesse principalmente por mísseis antiaéreos de última geração, de fabricação russa ou chinesa. O investimento estimado é de US$ 300 milhões.

Vetada

As Confederações da Agricultura (CNA), da Indústria (CNI), do Comércio (CNC) e do Sistema Financeiro (Consif) ameaçam deixar o Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat). O ministro do Trabalho, Carlos Lupi (PDT), não aceita que a presidente da CNA, senadora Kátia Abreu (foto), do DEM, assuma o comando do conselho (integrado por representantes de trabalhadores, empregadores e governo). O ministro quer ungir o presidente da Confederação Nacional de Serviços (CNS), Luigi Nesse, criada por ele no ano passado. A eleição será hoje.

Fundo

O Codefat administra o patrimônio do Fundo de Amparo ao Trabalhador:
R$ 158 bilhões

Nenhum comentário: