terça-feira, julho 28, 2009

ARI CUNHA

Fechar não convém



Correio Braziliense - 28/07/2009

Crise do Congresso não extrapola o âmbito geográfico. Pedro Simon dá bem a medida do que acontece. Em outros tempos, o Congresso era fechado, parlamentares recebiam apenas a parte fixa. Foram presos. Os que ficaram, tiveram luz e água cortadas. Resolvendo sair, eram obrigados a deixar a carteira na portaria. Lá fora, o Exército controlava. Tudo isso era crise no país. A de hoje é de interesses pessoais, diz Pedro Simon. Presidente Sarney pode se licenciar. A investigação deve ser exemplar, senão entorna o caldo. Na presença do presidente nada é possível fazer. Ao parlamento cabe acompanhar e sentir a investigação. O PT já não tece loas a Sarney. Na ausência, tudo será mais fácil porque não há pressões políticas. Há consenso geral.

A frase que não foi pronunciada

“Duas coisas indicam fraqueza: calar-se quando é preciso falar, e falar quando é preciso calar-se.”

  • Assessor do presidente Lula, tomando coragem para expor suas ideias sobre o acordo com Lugo.

  • Suficiência

  • Vem da Reuters a notícia de que possivelmente os negócios com a China serão feitos em moedas locais. Se houver acordo, o dólar, gradativamente, deixa de ser divisa entre exportadores e importadores pelo mundo. É o que indica a conversa entre os presidentes do Banco Central Henrique Meireles, do Brasil e Zhou Xiauchuan, da China.

    Novidade
  • Napa Valley, na Califórnia, lança uma novidade que balança a tradição. Vinho espumante em uma minilata cor de rosa, com canudinho retrátil. É difícil, mas Sofia Blanc de Blancs espera romper barreiras.

    Febre suína
  • Ministro José Gomes Temporão está preocupado, porém confiante. Já estão confirmados 625 casos de infecção pelo vírus influenza A no Brasil. Dados são acumulados desde 8 de maio. Os laudos são dos três laboratórios de referência, Fundação Oswaldo Cruz, Instituto Evandro Chagas e Instituto Adolf Lutz.

    Inspeção
  • Em Minas, a Secretaria do Meio Ambiente quer investir R$ 20 milhões para instalar sistema de monitoramento do transporte de carvão vegetal e inibir ações ilegais. É o que traz de novo o Código Florestal do estado que tramita na Assembleia Legislativa.

    Intenção
  • Só dois anos. Esse é o prazo que os tribunais de contas estaduais teriam para pesquisar as contas de prefeitos e governadores. A proposta de emenda à Constituição sugerida pelo deputado Ricardo Berzoini acrescenta que, terminado o prazo, se nada for emitido, as contas serão consideradas legais e encaminhadas ao Legislativo.

    Dois coelhos
  • Fica mais difícil a emissão de contas frias expedidas por postos de gasolina. O deputado Roberto Alves apresentou projeto obrigando a inclusão da placa do carro nas notas fiscais. A intenção do deputado é que, no caso de combustível adulterado, o consumidor possa recorrer. Acabou valendo para a prestação de contas das verbas indenizatórias.

    Alegria na Saúde
  • Secretário da Saúde, Augusto de Carvalho está licenciado da Câmara. O governador José Roberto Arruda dá-lhe a mão. Ajuda valiosa em favor do Distrito Federal e municípios da periferia. Carvalho trabalha o tempo todo, porque há sempre o que consertar. Muito já mudou nos hospitais e o atendimento tem melhorado. Hoje, no aniversário, tem pouco tempo até para o abraço dos amigos.

    Estranho
  • A leitora Nilza Dourado reclama. Ela não entende a razão de os filhos terem que ficar em casa uma semana a mais por causa da gripe suína. Se a intenção da Secretaria de Educação fosse a saúde pública, a rede particular deveria suspender as aulas também.
  • História de Brasília

    Cada dono de carro nacional que vem reclamar alguma coisa, estou tomando nota da marca do carro, do nome do proprietário, do número da chapa, do assunto, e vou catalogar tudo para enviar a cada empresa que protestou contra as notas divulgadas nesta coluna. (Publicado em 4/2/1961)

    Nenhum comentário: