quarta-feira, junho 24, 2009

RUY CASTRO

Em breve nas ruas


Folha de S. Paulo - 24/06/2009

RIO DE JANEIRO - A Justiça ameaça devolver às ruas o traficante Elias Maluco, condenado pelo assassinato do jornalista Tim Lopes, da TV Globo. Para quem não se lembra, em 2002, Tim estava em meio a uma reportagem sobre bailes funk no complexo do Alemão, no Rio, seguindo uma denúncia de que neles haveria tráfico de drogas e exploração sexual de menores.

Foi capturado, torturado e executado a tiros na favela da Grota. Ainda vivo, foi queimado no "micro-ondas", como os bandidos chamam os pneus que incendeiam junto com a vítima, e esquartejado a golpes de espada ninja. A polícia custou para identificá-lo pelos fragmentos que encontrou. Outros oito homens, comandados por Maluco, participaram da execução.
Elias Maluco pegou 28 anos e seis meses de prisão em regime integral -ou seja, teria de cumprir a pena inteira. Mas, na semana passada, seu advogado conseguiu mudar a pena para aquela em que, depois de completado um terço, o réu pode gozar do regime semiaberto ou mesmo de liberdade condicional. Maluco já cumpriu sete anos. Donde, dentro de mais dois, poderá passar o dia flanando pela cidade, de mãos nos bolsos e chutando tampinhas, e só voltar à cadeia para dormir, ou ficar de vez na rua.
Na verdade, esse já era o regime de que ele estava gozando -o de liberdade condicional- quando matou Tim Lopes. Um de seus cúmplices, o bandido Zeu, também teve licença para dar uns bordejos, no ano passado. Pois saiu para ver a família e nunca mais voltou -suspeita-se de que tenha matado a mulher, e seus colegas de tráfico o executaram por isso. Como se vê, os traficas não confiam muito uns nos outros.
Elias Maluco à solta, de chinelo e bermuda nos fundos de uma birosca, é, de fato, uma ameaça. Mas não maior que a dos calçudos e engravatados por trás dele.

Nenhum comentário: