sábado, junho 27, 2009

PANORAMA

REVISTA VEJA

Panorama
Holofote

Felipe Patury

O esquema com a ONU

Joedson Alves/AE


O Tribunal de Contas da União quer coibir um dos expedientes mais corriqueiros usados pelo governo para driblar a Lei das Licitações. Trata-se da contratação de pessoal e da realização de compras por meio de organismos da ONU, como o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. Segundo o ministroJosé Jorge, do TCU, o esquema funciona assim: o governo orienta essas instituições sobre quem quer contratar ou o que quer comprar, elas fazem a despesa e devolvem a conta à União. Além da fatura, o governo paga 5% de taxa de administração. O TCU quer restringir esses contratos, hoje no valor de 600 milhões de reais, a situações nas quais há transferência de tecnologia.

O prêmio para o governador

Antonio Cruz/ABR


O caso a seguir é um exemplo da lógica peculiar pela qual os políticos se orientam. O ministro das Relações Institucionais, José Múcio Monteiro, "doou" seu patrimônio eleitoral ao governador de Pernambuco, Eduardo Campos. Por doação, entenda-se: o governador distribuirá entre seus aliados os redutos onde Múcio recebeu suas melhores votações. Coisas do Nordeste. O gesto é uma gentileza com a qual Múcio agradece a Campos seu empenho em convencer o presidente Luiz Inácio Lula da Silva a nomeá-lo para o Tribunal de Contas da União.

Caça ao líder

Wilson Dias/ABR


Os deputados do PP não dão sossego ao seu líder,Mário Negromonte, da Bahia. Gerson Peres, do Pará, foi à Justiça para cassar o mandato do chefão. Peres alega que Negromonte violou o estatuto do PP ao concorrer à reeleição, no fim de 2008. O juiz João Fischer Dias, de Brasília, acatou a tese, anulou a eleição de Negromonte e determinou que ele arcasse com 500 reais de custos processuais. O baiano pagou, mas recorreu da decisão.

Efeito Justus

Luciana Prezia


Depois que o apresentador Roberto Justus trocou a Record pelo SBT, circularam boatos de que o principal executivo da rede dos bispos, Walter Zagari, seguiria o mesmo caminho. A Record não poupou esforços para evitar a perda. Deu-lhe 30% de aumento, estendeu o fim de seu contrato de 2012 para 2017 e ainda inseriu nele uma multa rescisória de 53 milhões de reais.

O preço do bife

Divulgação


Os donos dos frigoríficos Bertin e Marfrig condicionam a fusão das duas empresas, segunda e terceira colocadas no ranking do setor, a uma mãozinha oficial. Requerem um empréstimo de 120 milhões de reais de um banco público, de preferência do BNDES, e gostariam de pagar depois de dois anos de carência e com juros de 6% ao ano. Enquanto pressionam o governo a abrir seus cofres, os donos do Bertin e do Marfrig aproveitam para desenhar o organograma do novo conglomerado. Se o acordo for fechado, o grupo será presidido por Marcos Molina, do Marfrig.

Todas as fichas no primeiro turno

Thomas Coex/AFP


O presidente Luiz Inácio Lula da Silvadisse a alguns ministros que sua sucessão será decidida no primeiro turno. Por isso, quer garantir desde já que os partidos que o apoiam hoje endossem formalmente a candidatura da petista Dilma Rousseff. A adesão é fundamental para que a candidata oficial consiga uma parcela maior do tempo de propaganda eleitoral gratuita na TV. Lula se incumbiu pessoalmente das negociações. Repetiu ao presidente da Câmara e do PMDB, Michel Temer, que ele é o favorito a vice de Dilma. Também disse aos presidentes de outros partidos da base que conta com a participação deles na chapa da petista. Só não diz o que dará em troca desse apoio. Quer negociar as compensações em 2010, quando imagina que Dilma aparecerá melhor nas pesquisas.

Nenhum comentário: