sábado, junho 13, 2009

PANORAMA

REVISTA VEJA

Panorama
Holofote

Felipe Patury


O caso Palocci

Sergio Lima/
Folha Imagem


Uma pesquisa encomendada pelo PT lançou dúvidas no partido sobre a eventual candidatura a governador do deputado Antonio Palocci. Ele já é conhecido por 40% dos paulistas, um bom índice. O problema surge na análise qualitativa. Metade dos que se lembram dele menciona fatos negativos do seu passado, como a quebra do sigilo bancário do caseiro Francenildo, e não o fato de ele ter sido um ótimo ministro da Fazenda. Marta Suplicy é a petista com maior intenção de votos: 9%. Palocci e o senador Aloizio Mercadante têm 3%. O ministro da Educação, Fernando Haddad, e o prefeito de Osasco, Emidio Souza, 2%. O tucano Geraldo Alckmin tem 53%.

Marcos Ribolli

Dia dos namorados

Neto do bilionário Aloysio Faria, Felipe Faria está montando uma confecção para a namorada, Janaína Barbosa. A JEF, que unirá as iniciais de ambos, custará 2 milhões de reais e terá sua primeira loja no bairro dos Jardins, em São Paulo. Isso é que é namorado...

Bala no trem

Roosewelt Pinheiro/ABR


O projeto do trem-bala entre o Rio e São Paulo conta com a desconfiança do governo paulista, da diretoria do BNDES e do presidente do banco, Luciano Coutinho. Suspeita-se que não haverá passageiros suficientes para justificar o investimento, estimado em 15 bilhões de dólares. Essa é a versão bem-comportada das críticas. Nas mais duras, os tucanos chamam o trem de "fura-fila" de Dilma Rousseff, a candidata do PT à Presidência em 2010. É uma referência ao factoide que ajudou Celso Pitta a se eleger prefeito de São Paulo em 1996.

É terceiro ou é segundo?

Valter Campanato/ABR


Uma pesquisa eleitoral feita pelo Vox Populi na Bahia, no fim de maio, ouviu 3.000 pessoas. Pelos resultados, o governador Jaques Wagner lidera a corrida para um segundo mandato com 34% das intenções de voto. Paulo Souto, do DEM, fica com 24%. O ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, tem 19%. Os índices de rejeição seguem essa toada. Não votariam em Wagner 24% dos eleitores, em Souto 20% e em Geddel 11%. Uma mudança ocorre quando não se apresenta lista de candidatos aos entrevistados. Nesse caso, Wagner aparece com 12% e Geddel, com 7%, ultrapassa Souto, que fica com 5%.

Resgate holandês

Divulgação


Líder mundial na produção de soja não transgênica, a Imcopa, de Frederico Busato, imergiu na crise financeira e deixou de pagar dívidas de 90 milhões de dólares. A saída depende de uma negociação com a holandesa Nidera, que, há um mês, faz uma auditoria na Imcopa. A Nidera quer comprar parte da empresa em associação com a japonesa Toyota.

Era uma vez uma casa de praia

Jarbas Oliveira

O empresário Tales Cavalcante há anos propala ter a mais espetacular casa de praia do Ceará. Avaliado em 4 milhões de reais, seu refúgio na Prainha do Canto Verde tem 900 metros quadrados e está alojado em um terreno do tamanho de quatro campos de futebol. Dono do maior grupo educacional do estado, Cavalcante orgulhava-se de hospedar celebridades. A apresentadora Xuxa, por exemplo, era uma convidada habitual. Era. Na semana passada, porém, um decreto presidencial transformou sua propriedade em reserva extrativista.

Nenhum comentário: