sábado, junho 06, 2009

PANORAMA

REVISTA VEJA

Panorama
Holofote

Felipe Patury

É doce, mas não é mole

Ricardo Lêdo/A Gazeta


Oito grandes bancos informaram ao BNDES que seus empréstimos ao setor sucroalcooleiro somam 30 bilhões de reais. Essa exposição a um único ramo da economia começou com a escalada do preço do petróleo em 2007, que levou os bancos a facilitar créditos para projetos envolvendo o álcool. No fim de 2008, o preço do petróleo caiu e as usinas balançaram. Em maio passado, os bancos pediram ajuda oficial. O BNDES diz que não concederá novos financiamentos, mas pode se associar a alguns usineiros. O banco governamental apresentou um rol dos que pretende ajudar. Encabeça a lista o grupo Caeté, do alagoano Carlos Lyra, que perdeu 350 milhões de reais em derivativos em 2008. O BNDES pode liberar 100 milhões de reais para o Caeté, mas condiciona esses recursos ao fim das disputas entre os filhos de Lyra, Robert e Elizabeth. Os herdeiros cogitam cindir o grupo. O BNDES prefere a profissionalização da gestão.

A ameaça de Roriz

Sergio Lima/
Folha Imagem


Joaquim Roriz
ameaça deixar o PMDB se o diretório do partido no Distrito Federal lhe negar a vaga de candidato a governador no próximo ano. E isso está muito perto de acontecer. Separado de uma parente de Roriz, seu padrinho político, o presidente do PMDB local, Tadeu Filipelli, pretende apoiar a reeleição do governador José Roberto Arruda, do DEM. Roriz quer que a direção nacional do PMDB intervenha no diretório de Brasília para garantir sua vaga. Caso contrário, avisou, trocará de legenda.

Lagostas e Bob Esponja

Joedson Alves/
Folha Imagem


Depois das algazarras com ruralistas e colegas de Esplanada, o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc,tem mais uma encrenca pela frente. O ministro da Pesca, Altemir Gregolin, tenta aumentar o número de gaiolas de pesca de lagosta das atuais 40 000 para 50 000. Minc é contra. Motivo: os estudos técnicos do Ibama indicam que a pesca da lagosta já chegou ao limite do sustentável. Se for expandida, poderá erradicar o crustáceo do litoral brasileiro, o que já começa a acontecer com as sardinhas no Sul do país. Será que Minc conseguirá bancar o Bob Esponja e absorver mais esse golpe?

Preferiu ficar em casa

Carol do Valle


Depois de ser muito cortejado por outras editoras, o premiado escritor Cristovão Tezza, autor de O Filho Eterno, fechou contrato com a Record, que o lançou ao estrelato. A editora comprou os direitos do próximo romance de Tezza, Um Erro Emocional, e de um livro de contos. Em ambos, o escritor vai explorar um personagem feminino de nome Beatriz.

Pensão de 100 000 reais

Evelson de Freitas/AE


A ex-mulher do empresário Flávio Maluf, filho do deputado Paulo Maluf, não tem mais a maior pensão judicial do Brasil. Há dez dias, Jacqueline Torresaceitou reduzir a cerca de metade os 217 000 reais mensais cobrados de seu ex-marido – e que ele relutava em pagar. O novo acordo celebrado na 2ª Vara da Família de São Paulo reduziu o valor da pensão para cerca de 100 000 reais. Ah, sim: Jacqueline poderá chamar de seu o palacete no qual o casal morava, no bairro paulistano do Morumbi. O imóvel está avaliado em mais de 20 milhões de reais.

Alan Marques/Folha Imagem


Tristes trópicos

Sabe o que tanto discutem o líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros (AL), e o senador Fernando Collor (PTB-AL) em almoços reservados em Brasília? A candidatura de Collor ao governo de Alagoas. Renan já prometeu apoio ao seu mais novo melhor amigo. Em troca, requereu a vaga de senador na chapa de Collor. E o que se fará com o governador tucano Teotonio Vilela, que foi eleito em 2006 com o empenho de Renan? Bom, Collor e Renan discutem se cederão a segunda vaga de candidato ao senado ao atual governador.

Nenhum comentário: