quarta-feira, junho 03, 2009

PAINEL

Crise de confiança

 Renata Lo Prete
Folha de S. Paulo - 03/06/2009
 

O impasse na instalação da CPI da Petrobras pode ser resumido assim: o PMDB não confia no PT, e a recíproca é verdadeira. Renan Calheiros quer reduzir ao máximo a margem de manobra dos petistas na comissão por acreditar que, para se livrarem do pior, eles jogarão o foco da investigação sobre os setores da empresa comandados pelo PMDB.
A mesma lógica leva o PT a concluir que, se não assegurar um dos postos de comando da CPI, serão mais expostos os seus quadros na estatal. O partido teme especialmente por Wilson Santarosa, gerente de Comunicação Institucional. Um único objetivo une as duas siglas: não deixar a investigação andar.

Cotoveladas
Os peemedebistas Renan Calheiros, "dono" da CPI, e Romero Jucá, cotado para assumir a relatoria, mas rejeitado pelo correligionário, disputam espaços no sistema Petrobras. 

Oscar
A oposição não compra pelo valor de face o propalado tiroteio entre Renan e Jucá. Vê aí encenação, em benefício do objetivo maior: adiar a instalação da CPI. 

Quem pisca
Renan e Aloizio Mercadante (PT) aguardam a indicação um do outro para se mover. Se Renan vetar Jucá na relatoria, Mercadante pode indicar Ideli Salvatti para a presidência. Se Renan aceitar Jucá, Mercadante indica João Pedro ou até a opção do PC do B, Inácio Arruda. 

Lebre
Alheio às evidências de que apenas cumpriu um roteiro predeterminado por Renan, Paulo Duque (PMDB-RJ), 81, desfilava orgulhoso de sua estripulia de encerrar a reunião da CPI em 15 minutos. "Cheguei uma hora antes ao meu gabinete. Meia hora antes, estava na sala. Em respeito a mim e à imprensa, achei por bem encerrar". 

Incólume
Ninguém do PMDB ou do DEM apareceu para inquirir o ex-diretor-geral do Senado Agaciel Maia ontem, no inquérito aberto para investigar os desmandos administrativos de sua gestão. Durante toda a oitiva, Agaciel se comportou como um senador licenciado, sem que ninguém lhe incomodasse.

Mente aberta
Do líder do do PT na Câmara, Cândido Vaccarezza, sobre o Ibope que dá 18% a Ciro Gomes num confronto com Geraldo Alckmin (PSDB): "Meu candidato é Emídio de Souza, mas o resultado mostra que Ciro pode ser alternativa para unificar o campo democrático em SP". 

Corrida do ouro
Definidas as cidades da Copa de 2014, governos e prefeituras correm em busca de financiamento. O lobby do Rio Grande do Norte visa incluir o metrô de superfície de Natal no PAC da mobilidade urbana. 

Língua de sogra
Não bastasse uma festa de aniversário na segunda prestigiada até pela primeira-dama, Marisa Letícia, o ministro Orlando Silva (Esporte) ganhou coro de parabéns ao discorrer sobre o projeto da "Copa limpa" em audiência pública ontem no Senado. Romeu Tuma (PTB-SP) trouxe o bolo. 

Alta prioridade
Paulo Maluf (PP-SP) apresentou na Câmara projeto de lei estabelecendo pena para quem propuser ação civil pública que, depois, comprove-se motivada por "questões políticas". 

Encerrado
A Executiva Nacional do PSDB arquivou o processo de expulsão contra Walter Feldman, deputado federal licenciado e secretário paulistano de Esportes. A ação foi aberta em 2008 por alckmistas descontentes com o engajamento de Feldman na campanha do prefeito Gilberto Kassab (DEM) à reeleição. 

Visita à Folha
Luiz Carlos Bresser-Pereira, economista, visitou ontem a 
Folha, a convite do jornal, onde foi recebido em almoço.

Tiroteio

"Obama acha que Lula é "o cara" porque ainda não conhece Renan Calheiros."

De JARBAS VASCONCELOS (PMDB-PE), a respeito do controle exercido pelo líder de seu partido sobre as indicações para a CPI da Petrobras.

Contraponto

Quase famosa

Em campanha para levar uma corrida da Indy para Ribeirão Preto, terra natal do piloto Hélio Castro Neves, a prefeita Dárcy Vera (DEM) viajou recentemente a Miami ao encontro de dirigentes da categoria.
Durante intervalo entre dois compromissos, ela foi almoçar num restaurante da orla. Enquanto aguardava a comida, puxou papo, no inglês possível, com o simpático cliente da mesa ao lado. E surpreendeu-se quando várias pessoas se puseram a tirar fotos dos dois:
-Puxa, eu não sabia que me conheciam aqui nos EUA!
Alguém cuidou de explicar à prefeita que seu interlocutor era Patrick Dempsey, que vira a cabeça das mulheres como o neurocirurgião da série de TV "Grey"s Anatomy".

Nenhum comentário: