terça-feira, junho 02, 2009

PAINEL

Projeto Ciro SP

RENATA LO PRETE

FOLHA DE SÃO PAULO - 02/06/09

Pesquisa Ibope encomendada pelo PSB dá subsídios à ideia do ‘bloquinho’ de oferecer a candidatura Ciro Gomes ao governo de São Paulo como opção ao desempenho modesto de quase todos os nomes disponíveis no PT. Foram propostos ao eleitor uma série de ‘segundos turnos’ entre Geraldo Alckmin (PSDB) e diferentes adversários. Os números serão apresentados hoje a Ciro, que volta de viagem aos EUA. 
O deputado pelo Ceará atingiu 18% no confronto com Alckmin, que teria 60%. A marca é idêntica à de Marta Suplicy, melhor petista, contra a qual o tucano registra 62%. Nos demais cenários, Alckmin flutua entre 69% e 71%, e os oponentes não passam de 5%.

Terreno - O Ibope também perguntou se o eleitor votaria em Ciro Gomes caso ele disputasse o governo de São Paulo: 12% disseram que sim, com certeza; 42% poderiam votar, e 32% não votariam no ex-ministro de jeito nenhum.

Benção - O presidente do PSB, Eduardo Campos, submeteu meses atrás a Lula a ideia de lançar o balão de ensaio de Ciro em São Paulo. Não ouviu nenhuma objeção.

Voluntário - Integrante da comitiva que acompanhou Lula à posse de Mauricio Funes em El Salvador, Eduardo Suplicy fez chegar às mãos do presidente, durante o voo, um bilhete manuscrito num guardanapo sobre a sucessão paulista: ‘Se o PT quiser um candidato que teve 8,9 milhões de votos em São Paulo, pode considerar’, ofereceu o senador.

Bolão - Na noite de ontem, a bolsa de apostas para os principais cargos de comando da CPI da Petrobras indicava Inácio Arruda (PC do B-CE) na presidência e Romero Jucá (PMDB-RR), líder do governo no Senado, na relatoria.

Bicada - O ministro Paulo Bernardo (Planejamento) elogiava ontem a preocupação ambiental da Petrobras durante evento numa usina de processamento de xisto no município paranaense de São Mateus do Sul: ‘As espécies foram preservadas. Aqui existem mamíferos e aves. Só não tem tucano, porque tucano não gosta da Petrobras’.

Ataque especulativo - É grande a pressão para que o deputado João Campos (PSDB-GO) seja retirado da relatoria da proposta que altera a lei de crimes de lavagem de dinheiro. O objetivo de uma parte da base aliada na Câmara é entregar o posto a Sandro Mabel (PR-GO).

Uma mão... - Maurício Funes assinou uma linha de crédito de US$ 100 milhões com o BNDES. O acordo foi firmado em teleconferência entre Funes, o novo presidente do BC de El Salvador e Luciano Coutinho, do BNDES.

... lava a outra - O dinheiro será usado em infra-estrutura e no financiamento da agricultura. O BNDES exigiu a contratação de empresas brasileiras para executar as obras. O governo Lula quer ainda levar empresas brasileiras para produzir etanol no país, que tem tratado de livre comércio com os EUA.

Carlos quem? - Lula usou todo o ‘Café com o Presidente’ de ontem para falar de meio ambiente. Mas não citou o nome de Carlos Minc, que há dias atira contra colegas de Esplanada. Guilherme Cassel (Desenvolvimento Agrário) mereceu uma menção.

Ferramentas - Do deputado José Carlos Aleluia (DEM-BA), sobre a queda-de-braço do momento na Esplanada dos Ministérios: ‘Dilma, que já derrubou Marina, agora quer derrubar Minc. Ela, que já foi da foice e do martelo, agora quer ser do machado’.

Tiroteio

Esta eu aprendi com meu professor de cirurgia: a ignorância é audaciosa. 
Do senador MÃO SANTA (PMDB-PI), sobre a presidente da Empresa de Gestão de Recursos do Piauí, Lucile Moura, que creditou a tragédia do rompimento de barragem de Algodões a ‘todo mundo que viveu na Terra até agora, e que tratou a natureza de maneira tão desrespeitosa’.

Sinal verde - O TCU resolveu excluir o presidente da Funasa, Danilo Forte, de decisão em que pune com multas por impropriedade gestores passados da fundação, ligada ao Ministério da Saúde.

Contraponto

São João fashion

Dilma Rousseff chegou a Recife, no sábado passado, vestindo uma blusa azul. Horas depois, ao deixar o hotel rumo à festa de São João em Caruaru, a ministra da Casa Civil trajava uma outra blusa de modelo quase idêntico, porém de cor rosa. Um blog local de política prestou atenção ao detalhe, que virou nota com o seguinte título: ‘Dilma troca de cor, mas não troca de estilo’.
No trajeto de carro até Caruaru, um assessor do governo de Pernambuco resolveu mostrar a brincadeira à convidada ilustre. Esta, porém, não achou a menor graça: 
-Mas assim não é possível! A gente agora não pode nem trocar de roupa em paz!

Nenhum comentário: