quarta-feira, junho 24, 2009

PAINEL DA FOLHA

Recessão lidera ranking de risco às empresas

RENATA LO PRETE
Folha de S. Paulo - 24/06/2009

A recessão global é o principal risco para as empresas na visão dos executivos. Essa é a conclusão do Estudo Global de Gerenciamento de Riscos 2009 da seguradora Aon, que será divulgado hoje. Na última edição da pesquisa, de 2007, a recessão ficou em oitavo lugar no ranking de riscos.

O resultado representa a opinião de 551 executivos de empresas de 40 países, incluindo o Brasil, com faturamento acima de US$ 1 bilhão. Entre outubro e novembro do ano passado, os entrevistados escolheram entre aproximadamente 40 itens os que representavam maiores riscos para suas empresas.
Para Fernando Pereira, vice-presidente-executivo da Aon Brasil, a crise alterou a concepção de risco dos executivos.
O dano à reputação da empresa, que liderou o ranking de riscos em 2007, ficou apenas na sexta colocação neste ano. O aumento da competição, a escassez de liquidez e o risco nos preços das commodities não estavam entre as dez maiores preocupações das empresas há dois anos, mas constam no ranking de 2009.
Alguns riscos recebem importância diferenciada em cada região. Na América Latina, a insegurança jurídica é a segunda maior preocupação das empresas. "A lei brasileira passou a oferecer cada vez mais ferramentas para a população reclamar seus direitos. As empresas passaram a ver a responsabilidade civil como um risco, passível de cobertura por seguro", diz Pereira.
No ranking geral e no da América do Norte, a segunda maior preocupação é sobre possíveis mudanças regulatórias nos mercados. "Com a crise, os executivos já sabiam que a regulamentação do mercado americano mudaria e isso virou uma preocupação no final do ano passado", afirma.

DE MUDANÇA
O evento de hipismo Athina Onassis International Horse Show, que ocorria em São Paulo, vai se mudar para o Rio de Janeiro. O circuito -que acontecerá de 31 de julho a 2 de agosto, na Sociedade Hípica Brasileira- está investindo R$ 2 milhões na reforma da hípica carioca, segundo Rodrigo Rivelino, dono da Aktuell, agência que organiza o evento. Além da reforma do piso, serão construídos quase 12 mil m2 de estrutura nos 40 dias de montagem, que envolverão cerca de 700 profissionais. Para o evento, a hípica ganha arquibancadas, áreas para as mesas VIP e camarotes, bulevar com áreas de convivência e outros.

ENCONTROS
O ministro Miguel Jorge (Desenvolvimento) deu entrevista ontem na porta do Ministério de Minas e Energia, após participar de reunião do CNPE (Conselho Nacional de Política Energética). Questionado sobre as definições do governo sobre a nova regulamentação para exploração de petróleo na camada pré-sal, Jorge afirmou que há muito tempo a comissão não se reúne e que não há data marcada para novo encontro dos ministros encarregados de redigir um relatório para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

E DESENCONTROS
Logo que Miguel Jorge deu a entrevista e foi embora, o ministro Edison Lobão (Minas e Energia) apareceu e deu entrevista no mesmo local e, ao final, informou que estava indo para uma reunião do grupo interministerial que estuda o pré-sal, o mesmo do qual Miguel Jorge faz parte.

REFORÇO
Paulo Godoy, reeleito para mais três anos à frente da Abdib (bens de capital), promoveu ampla reformulação. Chamou para o conselho da Abdib um time de pesos pesados para enfrentar os tempos de pré-sal e de investimentos em infraestrutura.

PESOS PESADOS
Entre os novos conselheiros da Abdib, estão Roger Agnelli (Vale), Marcelo Odebrecht (Odebrecht), Vitor Hallack (Camargo Corrêa), José Luiz Alquéres (Light), José Sergio Gabrielli (Petrobras), José Antônio Lopes (Eletrobrás) e Rogério Sá (Andrade Gutierrez).

PÉ DIREITO
Demian Fiocca, o novo presidente da Nossa Caixa, anuncia na sexta, em SP, um amplo pacote de redução de juros para pessoas jurídicas. As primeiras medidas de Demian à frente da Nossa Caixa serão anunciadas em grande estilo. Diversas autoridades devem comparecer.

EMBRIÃO
Um fórum permanente de negócios foi criado nesta semana entre Brasil e Itália para incentivar o comércio entre empresas de pequeno porte dos dois países. O fórum reúne entidades brasileiras e italianas e está sob a coordenação da Fiesp.

Nenhum comentário: