terça-feira, junho 23, 2009

PAINEL DA FOLHA

Escalada do segredo

RENATA LO PRETE

FOLHA DE SÃO PAULO - 23/06/09

O exame dos atos secretos do Senado revela que esse expediente ganhou força em 2003, quando José Sarney (PMDB-AP) assumiu a presidência pela segunda vez e Agaciel Maia acumulava oito anos na direção-geral. Foram 24 boletins engavetados. Um novo salto se deu em 2006 (53 boletins escondidos), durante a presidência de Renan Calheiros (PMDB-AL).
Desde então, o número de boletins mantidos em segredo se multiplicou: foram 65 em 2007 e 96 (muitos deles com mais de um ato) em 2008, já na gestão de Garibaldi Alves (PMDB-RN). A explosão no ano passado coincide com o surgimento das primeiras revelações sobre o modus operandi de Agaciel.

Vapt-vupt - A comissão de sindicância encarregada de apontar responsabilidades pelos atos secretos terá quatro dias para ouvir funcionários, analisar mais de 600 decisões sigilosas e indicar quem deverá responder a inquérito administrativo.

Eu não - Por meio de seu advogado, Antonio Carlos de Almeida Castro, o ex-diretor de RH João Carlos Zoghbi diz que nunca assinou atos secretos, limitando-se a cumprir ordens de Agaciel sobre o que deveria ou não ser publicado.

Bolsa de apostas - Dois nomes na mesa de Sarney para substituir Alexandre Gazineo na direção-geral: Armando Rollemberg, antigo colaborador do peemedebista, e Sérgio Penna, atual chefe de gabinete do presidente do Senado.

Afinidades 1 - A discriminação das despesas com a verba indenizatória revelou pagamento de R$ 8 mil de ACM Júnior (DEM-BA) à Abaeté Aerotáxi. Nas campanhas de 2002 e de 2006, a empresa fez doações para o filho do senador, o deputado ACM Neto.

Afinidades 2 - Sob o título ‘A maior festa popular do Brasil’, o Blog da Petrobras destaca que a estatal patrocina neste ano o São João em 81 cidades do Nordeste. São 55 na Bahia e 20 em Sergipe, Estados governados, respectivamente, pelos petistas Jaques Wagner e Marcelo Déda.

Fogo no ninho - A denúncia de caixa dois na campanha de Beto Richa expôs o racha do PSDB no Paraná. O ex-coordenador financeiro da campanha do prefeito de Curitiba exibiu ontem um vídeo no qual um dos denunciantes insinua que o senador Álvaro Dias, também tucano, estaria por trás da revelação. Richa e Dias postulam a candidatura ao governo em 2010.

Sabe com quem... - Monica Monteiro, ex-namorada do ministro José Múcio (Relações Institucionais) que trabalha com produção de vídeos, vai se tornando lenda entre as agências publicitárias com contas na Esplanada.

...está falando? - Um vencedor de licitação define o método de Monica para oferecer às agências os serviços de sua empresa como ‘pé na porta’. Se necessário, avoca o nome do ex-namorado. O estilo gerou atrito recente com a número dois do Ministério da Saúde, Márcia Bassit.

Mão do gato 1 - No mesmo dia em que José Genoino deu parecer contrário ao terceiro mandato, petistas pressionaram a Força Sindical, ligada ao PDT, a defender a tese no documento do congresso dos metalúrgicos de SP.

Mão do gato 2 - A Força registrou que ‘se for válido constitucionalmente, se for viável politicamente e se for aceito pelo presidente, os metalúrgicos apoiariam’. Depois do monte de ‘se’, o texto fala em ‘alternância de governo’. No congresso da CUT, central petista, a proposta do terceiro mandato foi a plenário. Recebeu um único voto favorável.

Tiroteio

Atos secretos não são novidade na República. Afinal, o ministro Nelson Jobim se vangloriou de ter, como constituinte, inserido artigos secretos na nossa Carta Magna.
Do deputado CHICO ALENCAR (PSOL-RJ), sobre o escândalo no Senado.

Vai que é tua - Lula levou Dilma Rousseff a tiracolo ao dar entrevista para emissora de rádio do Paraná. Quando o apresentador lhe perguntou sobre o PAC, o presidente aproveitou a deixa e passou a palavra à ministra-candidata.

Contraponto

Genérico

Dias depois de a corrente majoritária do PT, Construindo um Novo Brasil, lançar o nome do ex-senador José Eduardo Dutra, hoje à frente da BR Distribuidora, para ocupar a presidência do partido, o deputado petista José Eduardo Cardozo foi abordado no Salão Verde da Câmara por um entusiasmado correligionário:
-Meus parabéns! Finalmente vamos estar juntos!
Cardozo, também cotado para disputar a presidência, só que por outra corrente, a Mensagem ao Partido, percebeu a confusão e respondeu com bom humor:
-Tudo bem, não tem problema. Pelo menos podemos afirmar que um Zé Eduardo será presidente do PT!

Nenhum comentário: