sábado, junho 13, 2009

PAINEL DA FOLHA

Primeiros passos

RENATA LO PRETE

FOLHA DE SÃO PAULO - 13/06/09

A partir do sinal verde dado pelo próprio Ciro Gomes (PSB) para a tentativa de colocar em pé sua candidatura ao governo de São Paulo no ano que vem, começam a sair do armário os partidários da ideia. Além do líder da bancada federal, Cândido Vaccarezza, José Genoino é um dos petistas mais simpáticos à ‘importação’’ do hoje deputado pelo Ceará.
O ‘ok’ dado pelo presidenciável também animou os artífices da tese a rascunhar qual seria a chapa ideal para atender a todos os interesses dos partidos envolvidos. A mais falada hoje incluiria Eduardo Suplicy (PT) para vice, e Aloizio Mercadante (PT) e Aldo Rebelo (PC do B) como postulantes ao Senado.

Viés de baixa - O governo de Goiás já é o plano B de Henrique Meirelles. O presidente do Banco Central não só cogitou seriamente disputar o Planalto como chegou a encomendar pesquisa para medir suas possibilidades.

Churrascaria - Sob o discurso do novo, Beto Albuquerque (PSB) tenta amarrar PC do B, PDT, PP e PTB em torno de sua candidatura ao governo do Rio Grande do Sul. ‘Estamos cansados desse rodízio político que serve as mesmas carnes há 16 anos’, diz o vice-líder do governo.

Prós... - Depois de costurar o apoio do governador Eduardo Braga (PMDB) e do prefeito de Manaus, Amazonino Mendes (PTB), à sua candidatura ao governo, o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento (PR), acena também para Arthur Virgílio.

... e contras - O acordo facilitaria a reeleição do líder tucano, mas deixaria o candidato presidencial do PSDB sem palanque no Amazonas.

Bonde - Paulo Hartung (PMDB) também tenta montar uma aliança ampla no Espírito Santo. A chapa mais provável no cenário atual tem Renato Casagrande (PSB) como candidato ao governo, com o próprio Hartung e o prefeito de Vitória, João Coser (PT), para o Senado.

Carona - O senador Magno Malta (PR) ainda tenta entrar no trem, mas o governador tem restrições a ele.

Curinga - Com quem conversa, Lula só tem elogios para Franklin Martins. O ministro da Comunicação Social desfruta de posição singular: está muito próximo do presidente e igualmente de sua candidata, Dilma Rousseff.

Ai! - Nos últimos dias, Lula voltou a reclamar de fortes dores nas costas.

Nova roupa - Quem conhece a rotina do TSE duvida que Joaquim Barbosa venha a manter, no comando do tribunal, o princípio de não receber advogados, que adota no STF.

Drive-thru - Durante a campanha eleitoral, as decisões precisam ser tomadas com rapidez, o que não raro exige contato direto do presidente com os representantes das partes envolvidas.

Quem sabia 1 - Além de Agaciel Maia e Alexandre Ganizeo, tinham conhecimento dos atos secretos da Mesa os diretores de Recursos Humanos do período, os senadores que tiveram nomeações às escondidas em seu gabinete e o ex-advogado-geral do Senado Antonio Cascais.

Quem sabia 2 - Também estavam cientes de que alguns atos não iam a publicação todos os ocupantes da primeira-secretaria desde que a prática começou a vigorar e os presidentes em cujos períodos foram feitos expedientes secretos. Daí a calma de Agaciel.

Tiroteio

Esta será a CPI da Batalha de Itararé, aquela que nunca aconteceu.
Do deputado CHICO ALENCAR (PSOL-RJ), sobre declaração do presidente do PSDB, Sérgio Guerra, segundo quem a oposição concorda em não investigar certos ‘setores da Petrobras’ para não prejudicar os negócios da empresa.

Outro lado - A Petrobras diz que respondeu a todos os requerimentos originários da Câmara e do Senado e encaminhados pelo Ministério de Minas e Energia à estatal. Segundo a Petrobras, de 2003 a 2009 foram respondidos 273 pedidos, de assuntos diversos.

Contraponto

Prendas domésticas

Presidente do PT do Paraná, Gleisi Hoffmann dava entrevista na manhã de ontem a uma emissora de rádio de Paranavaí. Depois de uma bateria de perguntas político-eleitorais, o entrevistador fez menção à data especial:
-E o que a senhora deu de presente para o ministro Paulo Bernardo pelo Dia dos Namorados?
-Ah, eu dei uma nova panela de pressão, que ele andava reclamando muito da antiga.
-Panela de pressão?- estranhou o entrevistador.
Gleisi, que não esconde a falta de traquejo culinário e delega as refeições especiais ao marido, explicou:
-É uma panela japonesa, bonita e muito prática. Acho que até eu serei capaz de usá-la!

Nenhum comentário: