quarta-feira, junho 10, 2009

PAINEL DA FOLHA

Recuo tático

RENATA LO PRETE

FOLHA DE SÃO PAULO - 10/06/09

Embora satisfeitos com a repercussão alcançada pelo blog da Petrobras, petistas graúdos e integrantes do governo aconselharam o presidente da empresa, José Sérgio Gabrielli, a evitar confronto aberto com a imprensa, recuando da decisão de divulgar perguntas enviadas por jornalistas -e suas respectivas respostas- antes da publicação das reportagens. Apesar de já ter justificado a prática, Gabrielli admitiu revê-la.
Ainda assim, ele defendeu que, caso os esclarecimentos da Petrobras não sejam devidamente contemplados na edição das reportagens, o blog torne pública toda a comunicação com os jornalistas e critique a falta de espaço para a exposição do contraditório.

Prodígio - Um ministro de Lula justifica a existência do blog da Petrobras: ‘A empresa precisa se defender. O único que aguenta apanhar tanto tempo sem cair é o Renan’.

Ops! - O blog foi utilizado ontem por um ex-funcionário da Petrobras para encaminhar mensagem ao senador Álvaro Dias (PSDB-PR), autor do requerimento da CPI, com uma série de denúncias contra a empresa. O texto conseguiu sobreviver à triagem dos comentários e foi para o ar.

Agora vai? - Deputados e senadores da oposição que jamais conseguiram obter resposta a requerimentos de informação endereçados à Petrobras dizem, com um misto de otimismo e ironia, que agora esperam ver todas as explicações postadas no blog em seus mínimos detalhes.

Marcação - A CDN, empresa de comunicação contratada pela Petrobras para prestar consultoria na esteira da CPI, acompanhou in loco a sessão de ontem da comissão das ONGs -cujo encaminhamento tem relação com as investigações sobre a empresa.

Dormonid - Num esforço de solidariedade, o presidente do PSDB, Sérgio Guerra, foi o único a permanecer na CPI das ONGs para assistir ao correligionário Arthur Virgílio (AM) ler seu plano de trabalho como novo relator da comissão. Guerra ‘pescou’’ em duas ocasiões. O jeito foi terminar de ouvir em pé.

Vai cair - Colegas avaliam que o próprio ministro Marco Aurélio Mello pode recuar, na sessão de hoje do Supremo Tribunal Federal, de sua liminar que suspendeu a devolução do menino Sean Goldman ao pai, nos Estados Unidos. Se isso não ocorrer, o plenário revogará a decisão.

In loco - Alvo de críticas da imprensa francesa por declarações sobre o acidente com o avião da Air France, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, desembarca em Paris no início da próxima semana para visitar uma feira de aviação.

Cena de novela - Do líder da bancada do PTB, Jovair Arantes (GO), explicando sua oposição ao enxugamento do número de ‘contrabandos’ nas medidas provisórias, na forma anunciada ontem pelo presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP): ‘Interpretação de lei é como interpretação de artista. O Francisco Cuoco faz de um jeito, o Antônio Fagundes, de outro’.

Gourmet - Lula elogiou o cardápio do jantar servido por Temer para autoridades e participantes do congresso sobre liberdade de imprensa realizado na Câmara. E aproveitou para brincar com o antecessor do peemedebista, Arlindo Chinaglia (PT-SP), também presente: ‘No seu tempo, não tinha tanta gente importante nem a comida era tão boa’, disse o presidente.

Tiroteio

Sob o pretexto da transparência, a Petrobras patrocina um blog que servirá de peça de propaganda para a campanha de Dilma.
Do senador ANTONIO CARLOS MAGALHÃES JR. (DEM-BA), sobre o link entre os blogs da empresa e da pré-campanha da ministra da Casa Civil na rede social Twitter.

Escolhida - A advogada e professora Marília Murici, ex-secretária da Justiça do governo Jaques Wagner (PT-BA), deverá ser a nova integrante da Comissão de Ética Pública da Presidência da República. Há meses o colegiado funciona esvaziado, à espera de três novas indicações.

Contraponto

No laço

Suplentes de vereadores que há semanas povoam os corredores do Senado em lobby pela aprovação da emenda que cria mais vagas nas Câmaras fizeram ontem marcação homem a homem para garantir quórum na CCJ.
-Faltam dois. Peguem a Patricia Saboya e o Valdir Raupp- orientava uma espécie de líder da tropa.
-Vou ficar aqui pra levar o Sérgio Guerra e o Arthur Virgílio- explicava, diligente, um dos soldados.
Entre uma missão e outra, os ‘caça-senadores’ aproveitavam para puxar papo:
-Você é de Minas? O Eliseu Resende é melhor levar no ombro, pra ele ir mais rápido...
-Mas a Bahia não fica atrás, com o João Durval...

Nenhum comentário: