segunda-feira, junho 29, 2009

INFORME JB

Semana será crucial para Sarney

Leandro Mazzini

JORNAL DO BRASIL - 29/06/09

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), passou o fim de semana negociando com base e oposição a sua permanência no cargo. Enviou carta para todos os senadores explicando as ligações de um neto com um banco que opera crédito consignado na Casa. Para Sarney, não há tráfico de influência. Sarney conseguiu a palavra da bancada do PT, que passará a defendê-lo na tribuna. O DEM, no entanto, continua dividido. Parte da bancada fecha com o cacique, e a outra ainda cobra explicações para as últimas denúncias. Aliados próximos de Sarney garantiram à coluna, no entanto, que os democratas não vão pular fora do barco em meio à tempestade. Seria o mesmo que largar à deriva o primeiro-secretário, Heráclito Fortes (DEM-PI). Por ora, Sarney diz a todos que não sai do cargo.

Rio 2016 Maratona

O Projeto de Lei 4667/09, do Poder Executivo, que institui o Ato Olímpico com a finalidade de assegurar garantias à candidatura do Rio aos Jogos de 2016, afoga numa gaveta da Câmara.

O presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), criou, dia 15 de maio, uma comissão especial para debater um parecer sobre o assunto. Mas até ontem, quase ninguém havia sido indicado pelos partidos. O prazo final é outubro deste ano.

Maratona 2

O projeto estabelece regras especiais na administração pública para a sua realização, como a dispensa de visto estrangeiro mediante apresentação do passaporte e credenciamento olímpicos, para todos os atletas.

Berro é tri

Diretor do Ministério da Saúde no Rio, o médico Oscar Berro passou o melhor domingo da vida no hospital. Nasceram seus trigêmeos, Lucas, Tiago e Jorge. E faltou charuto para seus amigos.

Zona do bem

A Zona Oeste do Rio, com seus 2 milhões de habitantes – praticamente meia capital – pode ser um novo polo de crescimento da cidade. É o que diz pesquisa minuciosa do Instituto de Economia da UFRJ, que será debatida hoje, na Alerj, com a presença de autoridades.

A guerra...

É quente a disputa pelo comando da Associação Brasileira de Shoppings Centers (Abrasce). Um grupo quer mudar o estatuto e criar o cargo de presidente-executivo e, assim, profissionalizar a gestão.

...das vitrines

O atual presidente, Luiz Fernando Pinto Veiga, 71 anos, é ligado a Carlos Jereissati, do Grupo Iguatemi. Gente do setor reclama que a Abrasce tem se distanciado da Associação de Lojistas de Shoppings, a Alshop, e isso atrapalha o mercado.

Olha a bomba

Sexta-feira à tarde ocorreu um vazamento de gás no subsolo do Anexo IV da Câmara, em Brasília. Com o devido cuidado, bombeiros esvaziaram o prédio. Mas, com informações desencontradas nos corredores, muitos suspeitavam de uma ameaça de bomba.

Faz sentido

No corre-corre, um gaiato soltou o grito nos corredores: "Mas bomba, logo hoje que só tem inocente aqui?".

Trem-bala

O prefeito de Barra Mansa, Zé Renato, e seu braço direito, o ex-prefeito Roosevelt Brasil, passam hoje por Brasília para reuniões na Casa Civil e Ministério dos Transportes, sobre o trem-bala Rio-São Paulo. A cidade terá uma das cinco estações.

Nenhum comentário: