sexta-feira, junho 19, 2009

INFORME JB

Reforma: Lula pede Constituinte

Leandro Mazzini

JORNAL DO BRASIL - 19/06/09

O presidente da República , Luiz Inácio Lula da Silva, voltou a afirmar que só uma Assembleia Constituinte poderá tocar uma reforma política de verdade. Pediu que agora o projeto seja para valer. A sugestão foi dada para dois aliados durante um jantar na residência oficial do presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), segunda-feira, dia 8. Lula evitou criticar o Congresso, mas desabafou: "Para ter uma reforma política, acho que a alternativa é mesmo convocar uma Constituinte". O recado foi levado adiante. Será protocolada, terça-feira, na Câmara, uma PEC com cerca de 300 assinaturas, propondo a Constituinte exclusiva, para 2011, com prazo de oito meses, a fim de que cheguem a um consenso sobre fidelidade partidária, financiamento público, lista aberta ou fechada, voto distrital, entre outros pontos.

Ensaio Festa na ABL

A coluna topou no Senado com Protógenes Queiroz, que prendeu Daniel Dantas e recentemente foi indiciado por supostos erros na operação Satiagraha. "Vim convidado pelo Eduardo Suplicy (PT-SP)". E brincou com o clima na Casa (veja foto).

O senador e imortal Marco Maciel (DEM-PE) anunciou ontem aos colegas, no chá da ABL no Rio, que foi sancionada lei que institui 2010 o Ano Nacional Joaquim Nabuco. Sugestão sua.

Tropa de elite

A ABL criou comissão composta por Maciel, Eduardo Portella, Evanildo Bechara, Affonso Arinos e José Murilo de Carvalho para organizar as celebrações.

Bom velhinho

Houve brindes para Maciel e o homem que sancionou, o presidente em exercício José Alencar – quase homônimo do eterno imortal.

Só Alencar

Alencar, aliás, quando chamado por alguém como José de Alencar, corrige com simpatia: "Este aí foi um grande escritor. Eu sou só Alencar mesmo".

Socialistas unidos

O prefeito de BH, Márcio Lacerda, faz incursão amanhã pelo interior capixada com o senador Renato Casagrande. Eleito por uma coligação que incluiu PT, PSDB e PSB, Lacerda faz palestra em Colatina sobre sua gestão.

Largada

O evento reforçará a pré-candidatura de Casagrande ao governo do estado, como uma "alternativa à gestão" de Paulo Hartung.

A conta...

A Advocacia-Geral da União pode obrigar empresas terceirizadas que atuam em órgãos do governo a acertar "salários e outros direitos trabalhistas com os funcionários antes de receber recursos da instituição que as contratou". A conta tem sobrado para a viúva.

... da viúva

Há vários casos em que a União foi condenada pela Justiça do Trabalho a acertar dívidas de prestadoras de serviços terceirizados. Principalmente no Congresso.

Da Lua

Do senador cabeludo Wellington Salgado (PMDB-MG), ao sair do plenário e ser parado por jornalistas: "O que é isso? O que está havendo aqui?".

Estreia

O piauiense José Romulo Placido Sales será o novo defensor público-geral da União. Seu nome foi enviado pelo presidente Lula ao Senado.

Cria

José Romulo é ligado ao atual defensor, o gaúcho Eduardo Flores. Ambos foram adversários – não inimigos – da duradoura gestão da defensora Anne Elizabeth.

Turbulência

Surgiu na Câmara uma frente parlamentar contra os projetos de concessão de aeroportos. Querem mais debate popular. É liderada pela deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC).

Caravana do Gilmar

Segue a caravana de palestras do presidente do STF, Gilmar Mendes. Fala sobre A Justiça, o Homem e a Lei, em almoço-debate do Lide, dia 22, em São Paulo.

Nenhum comentário: