quarta-feira, junho 17, 2009

INFORME JB

Mangabeira avisa a Lula que vai sair

Leandro Mazzini

JORNAL DO BRASIL - 17/06/09

Tudo se passou às vésperas da viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a Europa. O ministro da Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos, Roberto Mangabeira Unger (PRB), avisou ao chefe que vai deixar o governo. Deve fazer isso dia 30. Lula aceitou, agradeceu e ligou para o vice-presidente José Alencar – padrinho de Unger na Esplanada – e pediu que o partido indique outro nome. Alencar já procura. O que motiva a decisão de Mangabeira ainda é um mistério. Oficialmente, ele disse a Lula que quer voltar para a Harvard University, nos EUA, para não perder o posto de professor titular. Mas pesou fato ocorrido semanas atrás. Mangabeira tentou trocar o PRB pelo PMDB. Foi a Lula e pediu apoio. Levou um sonoro "não" e o recado: "Se você sair, perderá o ministério".

Também não Pé do ouvido

Mangabeira foi à cúpula do PMDB pedir ajuda para a filiação e para se manter no cargo. O partido, ciente da conversa dele com Lula, não quis entrar nessa. Disse não também, mas deixou as portas abertas.

Foi esse um dos motivos do encontro de mais de uma hora do presidente Lula com o presidente licenciado do PMDB, o chefão da Câmara, Michel Temer (SP), semana passada, antes da viagem.

Vai ou racha

Apesar de tudo, fica outro mistério de Unger: se oficializar a saída, não se sabe realmente se ele voltará para os EUA. Ainda é assediado pelo PMDB.

Bonito da vovó

Uma senhorinha octogenária andava ontem perdida no Anexo 2 da Câmara, no corredor das comissões, segurando uma foto com carinho, e a mostrava para todos: "Me ajuda a achar este deputado!". Era Antonio Palocci.

Pressão total

O presidente do Congresso, José Sarney, foi pressionado por colegas para dar explicações sobre os "atos secretos". As comissões de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização do Senado foram inteiras ao encontro dele.

Caravana

Dilma já fez agenda para apresentar os balanços regionais do PAC em cada estado.

São João...

Na reunião de Líderes da Câmara, ontem, Michel Temer pautou projetos para a semana que vem, no que foi interpelado por Ronaldo Caiado (DEM-GO), aos sussurros: "Mas é São João".

... fogueira

E Temer, em alto som: "Mas o senhor nem é do Nordeste". Gargalhada geral para um Caiado, fazendeiro goiano, ficar vermelho. É que o tradicional São João mobiliza toda a bancada nordestina, que deixa Brasília por uma semana.

Só convite

Para evitar vexame, o deputado Moka (PMDB-MS) distribuiu convite individual para a Festa di Leitão no Rolete, ontem, na AABB de Brasília. Ele ajuda a promover. Ano passado, com porta aberta, faltou comida e bebida.

Corredor do lobby

A Ajufe e a OAB escalaram ontem dezenas de panfleteiros que distribuíam num dos corredores da Câmara folheto pela aprovação do PL 5.829/05, que cria 460 cargos de juízes federais, entre outros.

Ao mestre

Aurélio Wander Bastos é o novo professor titular das escolas federais de direito do Rio, aprovado em concurso público, e o primeiro do Brasil em sociologia jurídica. Após a posse, conferida pela reitora da UniRio, Malvina Tuttman, ele pronunciará conferência sobre a Universidade e a democracia, na sede da Escola de Ciências Jurídicas.

Nenhum comentário: