sábado, junho 13, 2009

INFORME JB

Mulheres exigem espaço no pleito

Leandro Mazzini

JORNAL DO BRASIL - 13/06/09

O anteprojeto de minirreforma eleitoral tocado por um grupo suprapartidário na Câmara dos Deputados – cujos itens foram adiantados pela coluna – pode ganhar mais um ponto. Polêmico, não por enquanto. Mas o será se, nas campanhas, os partidos não respeitarem o que propõem as deputadas Luiza Erundina (PSB-SP) (D) e Alice Portugal (PCdoB-BA). Elas reivindicam ao deputado Flávio Dino (PCdoB-MA) (E), redator da proposta, que inclua na Lei 9.504/97 a obrigação de os partidos reservarem 30% das vagas na lista aberta para as candidatas à Câmara. Atualmente, esse índice não é respeitado pelas legendas. Dino vai levar a ideia ao debate no grupo. A minirreforma deve ser votada esta semana.

Mais um Ei, ei!

O deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR) vai além. Propôs uma PEC que reserva 30% das 513 vagas na Câmara para as mulheres. O redator é Flávio Dino.

Alice Portugal chegou a perseguir Dino nos corredores da Casa para cobrar dele a proposta.

Labuta

O presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), quer mostrar trabalho. Literalmente. Fez um levantamento de todos os projetos já aprovados em sua gestão até aqui. Foram 69 as proposições.

Agora vai

Destaca-se a PEC 22/09, que autoriza o divórcio depois de um ano de separação. Além do airbag obrigatório nos carros populares.

Batom na cueca

Nada louvável ontem, ao vivo na TV, um oficial presentear, com um livro, no meio de risos, uma repórter aniversariante, no fim da coletiva do desastre do AF447.

Tudo na rede

Por ordem do CNJ, tribunais do país terão de criar nos sites, até janeiro, o link Transparência, com dados da programação e execução orçamentária (despesas com pessoal e investimentos).

Brasil consciente

Pesquisa recente do Ibope mostra que quase duplicou a quantidade de entrevistados em desacordo com a afirmação "Não tenho interesse na proteção ambiental". Em 2000, só 29% não concordavam. O índice subiu para 55% no ano passado.

"Invasão"

A Limpeza Urbana de Duque de Caxias cansou de esperar a equipe do Rio e começou a limpar as margens da Linha Vermelha na altura de Vigário Geral. Cortam capim e tiram lixo.

Calmaria

Segundo assessores de Caxias, a turma da Prefeitura do Rio disse que também tinha pressa no serviço, mas daria "uma resposta" na próxima terça.

Nenhum comentário: