sábado, junho 06, 2009

INFORME JB

Como batem asas esses tucanos

Leandro Mazzini

JORNAL DO BRASIL - 06/06/09

A cúpula do PSDB tem uma certeza para o futuro do partido, no que concerne à candidatura presidencial: sem Minas ou São Paulo, dois dos maiores colégios eleitorais do país, não há como tocar uma campanha. Daí o esforço de unir cada vez mais os governadores Aécio Neves (MG) e José Serra (SP). E quem tem feito isso é o presidente da legenda, Sérgio Guerra (PE), por meio de interlocutores. Mas o PSDB também convive com uma verdade incômoda em suas hostes, o trunfo de cada pré-candidato. Serra bate pé pelo consenso em torno das pesquisas. É de fato o nome mais forte hoje. Aécio, além de rodar o país, vai mostrar uma fatura lá na frente: tem PDT, PSB, PTB, PP e boa parte do PMDB com ele. O PSDB terá muito mais que prévias pelo caminho da conciliação.

Itamar, a volta Pajelança

O ex-presidente da República e ex-governador mineiro Itamar Franco acertou sua filiação ao PPS. Assinará a ficha até dia 6 de julho, com festa em Belo Horizonte. Será candidato ao Senado, com apoio de Aécio Neves.

O acordo foi em almoço com a cúpula do PPS mineiro, na quinta, no BDMG, presidido por Itamar. Roberto Freire, maior entusiasta, não foi. Mas parabenizou. Itamar também vai levar para o PPS Henrique Hargreaves, seu ex-ministro, e o presidente da Cemig, Djalma Bastos de Morais.

Ban(ca)da larga

Uma pesquisa de uma agência de comunicação com 235 parlamentares em Brasília mostrou que caiu 5% o índice dos que leem jornais, e aumentou 4% o índice dos que acessam internet. Mas os jornais (91%) ainda são mais usados para informação.

A outra

O STJ determinou que a Justiça potiguar julgue novamente uma ação em que uma mulher requer partilha de bens com o ex-amante – que era casado.

A esposa

A Justiça estadual "deve considerar também como ré na ação a esposa do homem, pois o casamento, além de ser anterior à sociedade constituída, foi celebrado em comunhão universal de bens". Em questão, um apartamento comprado em 1999.

Krajcberg do povo

As obras e o sítio do artista plástico Frans Krajcberg foram doados ao governo da Bahia. O acervo é composto por mais de mil esculturas, entre outros objetos.

Epa, epa, epa

Foi rejeitado na CCJ do Senado projeto do senador Cristovam Buarque (PDT-DF) que determinava que as declarações de imposto de renda dos membros dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário fossem enviadas para a malha fina.

Então tá

Segundo Cristovam, seria uma forma de "evitar que muitas irregularidades praticadas só viessem a ser descobertas anos após os atos de improbidade terem sido praticados". Voto vencido, o senador decidiu incluir sua declaração na malha fina.

Pelo verde

O presidente da Câmara, Michel Temer, prometeu ao ministro Carlos Minc (Meio Ambiente) colocar em pauta a PEC que transforma a Caatinga e o Cerrado em patrimônios nacionais.

Pelo verde 2

A PEC modifica o parágrafo 4º do artigo 125 da Constituição, que já consagra a Amazônia, a Mata Atlântica e o Pantanal como Patrimônios Nacionais.

É guerra

Em palestra em BH, o secretário de produção energética do Ministério da Agricultura, Manoel Vicente Bertone, disse que na sua pasta existem mais ambientalistas do que na de Minc.

Maioridade penal

Uma enquete no site do Senado pergunta: "Qual sua opinião sobre a PEC 26/2002, que reduz a maioridade penal?". Até às 20h de ontem, com 3574 votos, o resultado estava em: 33,18% concordavam com redução para 16 anos; 48,82% defendiam a maioridade para menos de 16 anos; e 17,99% diziam não concordar com redução.

Nenhum comentário: