terça-feira, junho 02, 2009

INFORME JB

A bruxa está solta nos céus do país

Leandro Mazzini

JORNAL DO BRASIL - 02/06/09

Os especialistas em aviação dizem sempre que acidentes aéreos acontecem por uma série de falhas, incluindo mecânicas e humanas. Daí ser difícil, mesmo com a tecnologia cada vez mais avançada, assegurar o que causa tais desastres a tantos quilômetros de altitude. Na quinta-feira, por exemplo – disseram colaboradores da coluna – o voo AA904, da American Airlines, do Rio para Miami, registrou uma pane no radar meteorológico do avião em cima da região de Manaus, no Amazonas. A aeronave teve de voltar para o Rio. Não por acaso, foi na entrada da região amazônica, onde há pontos cegos de radares, que houve a colisão do Legacy 600 com o Boeing da Gol em 2006. E, ontem à noite, um avião modelo Xingu, da Embraer, furou o pneu ao aterrissar na pista principal do Aeroporto de Brasília. Derrapou, susto geral. Mas ninguém ferido. A bruxa, ao que parece, voa solta por estes dias.

Comando, Queda anunciada

O ministro Nelson Jobim (Defesa), a presidente da Anac, Solange Vieira, e o comandante da Infraero, brigadeiro Cleonilson Nicácio (foto), que controlam o espaço aéreo brasileiro, vão reunir-se em Brasília.

A tragédia de Trancoso, na queda do bimotor que matou 14 pessoas, poderia ter sido evitada se piloto e administração do Aeródromo Terravista tivessem seguido à risca as recomendações de um relatório do Cenipa e de um piloto da Pássaro Azul Táxi Aéreo.

Ponto de toque

"Na aproximação da cabeceira 15, na curta final, existem árvores altas que dificultam a rampa de aproximação, não permitindo o toque no começo da pista. Não existe ponto de toque em ambas as cabeceiras", diz relatório de 2006, ao qual a coluna teve acesso.

Sem poda

O relatório critica a iluminação da pista e destaca: "O potencial de risco é considerado médio durante o dia e alto durante a noite" – quando houve a tentativa de pouso, sem visibilidade. A administração da pista teria corrigido as falhas. Mas as árvores ficaram.

Bolão do bi

A secretária de Turismo de Minas Gerais, Érica Drumond, acredita que a economia do estado terá um adicional de R$ 1 bilhão com a escolha de Belo Horizonte para uma das sedes da Copa 2014.

Gira a roleta

A CCJ da Câmara analisa amanhã relatório de João Dado (PDT-SP) sobre projeto que regulamenta os bingos no país.

Iguaçu é verde

Nova Iguaçu (RJ) realiza de hoje até domingo a Semana do Meio Ambiente. A cidade tem 2/3 de seu território formado por áreas de preservação ambiental.

Cartolas, não

A CBF pediu aos governadores cujas capitais disputavam como sede da Copa que não comparecessem ao anúncio em Nassau, para não politizar o evento.

Bola fora

Todos obedeceram, muitos adiaram a viagem, exceto o vice-governador do Paraná, Orlando Pessuti.

Gol contra

E, acredite, Orlando Pessuti ainda levantou a mão, na hora da coletiva de imprensa, para fazer uma pergunta a Ricardo Teixeira. Reconhecido, foi diplomaticamente barrado.

Os Arruda

Romeu Aldigueri Arruda (PPS), 38, é o novo prefeito de Granja (CE). O tio Esmerino Arruda, 86, eleito ano passado, foi cassado por suposta compra de voto. Adversários políticos, os dois tiveram uma pequena diferença no pleito – só 36 votos.

Os Arruda 2

Esmerino vai recorrer ao TSE, mas já tem problema, ou fogo amigo do sobrinho: apareceram recibos de diárias pagas ao ex-prefeito para passeio em Fortaleza, enquanto Granja submergia na enchente de abril.

Não foi

Michel Temer não assumiu a Presidência, como estava previsto, porque o vice José Alencar voltou a tempo dos EUA, enquanto Lula viajava ao exterior.

Nenhum comentário: