segunda-feira, junho 01, 2009

INFORME JB

Esse Congresso parece, mas não é

Leandro Mazzini

JORNAL DO BRASIL - 01/06/09

A quem tenta enganar esse Congresso? Pesquisa recente, com 150 parlamentares influentes da Câmara e do Senado, divulgada no sábado, mostra um abismo entre o discurso e a prática. A reforma política num pacote de projetos, tal como queriam alguns, sucumbiu. O presidente da Câmara, Michel Temer, já havia adiantado ao Informe que, a seu ver, o consenso é ter reforma só para 2014. Das duas, uma: ou mentiram muito na pesquisa, ou os líderes decidem os rumos da pauta sem consultar as bancadas. Aos índices: para 46,7% dos senadores e 55% dos deputados, a reforma política deve vigorar já, nas eleições de 2010 – os números passam para 36,7% e 13,3%, respectivamente, para os que defendem as mudanças para os pleitos de 2012. Ou seja, a grande maioria prega a reforma na pesquisa. Mas, na prática, ela continua na gaveta.

Lista fechada Casas divididas

Na pergunta sobre direito a reserva de vagas por sexo, na proposta de lista fechada – e cabendo à convenção escolher a ordem dos nomes: 60% dos senadores e 49,2% dos deputados são contra.

"Defendo a alternância na lista, com uma participação feminina para cada participação masculina": 16,7% e 14,2%, respectivamente

Fidelidade

O engraçado da pesquisa é a fidelidade. A maioria pensa em abrir uma "janela" de seis meses de prazo para troca de partido sem perder o mandato. Mas, na sondagem, 53,3% dos ouvidos no Senado e 39,2% na Câmara defendem a "fidelidade ampla, com a perda do mandato em caso de mudança de partido".

Radiografia

A pesquisa foi feita com 16 perguntas de múltipla escolha, pelo Instituto de Estudos Socioeconômicos, e o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), em parceria com a Strategos – Empresa Júnior de Consultoria Política da UnB

Reza forte

O governador Jaques Wagner foi para o Pelourinho ontem, devidamente vestido de branco, para assistir por telão, no meio do povo, ao anúncio de Salvador como uma das sedes da Copa de 2014.

Estreia

O presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), assumiu a Presidência da República, com a viagem de Lula a El Salvador e a licença de José Alencar, em tratamento nos EUA. Procurador do estado de São Paulo, o deputado vai ganhar homenagem da Anape.

Anastasia na varanda

O vice-governador de Minas, Antonio Anastasia, já entrou em pré-campanha pelo estado para a sucessão do chefe. E tomou gosto pelo palanque. Na sexta, fez discurso animado na varanda do Grande Hotel Muriahe, prédio secular que foi transformado em centro cultural.

O balconista

O Centro Cultural e Turístico Regional Dr. Pio Soares Canêdo, no hotel (foto), foi homenageado pelo vice-presidente José Alencar. Ele enviou telegrama lembrando ter iniciado no prédio sua "vida de trabalho", na loja A Sedutora.

Pajelança

Anastasia jantou sexta-feira na residência do prefeito de Muriaé, José Braz, e do filho, o deputado estadual Bráulio Braz.

Turbulência

O deputado federal João Bacelar (PR-BA) foi à tribuna pedir a abertura de uma CPI para investigar a TAM. Segundo Bacellar, é uma "das campeãs de reclamações" junto ao Procon.

Saúde

O Núcleo de Ciências da Amazônia lançou novo tratamento para obesos. Garante emagrecimento de 15 quilos em apenas dois meses, através dos "fitoelementos da floresta amazônica".

Reservas

A ministra Dilma Rousseff e o economista Marcelo Neri, da FGV, não participam da próxima reunião do Conselhão, dia 4.

Itamar

A coluna errou, em nota na 1ª edição de ontem. Itamar Franco é ainda o presidente do conselho do BDMG.

Nenhum comentário: