sábado, junho 06, 2009

CLÓVIS ROSSI

O Brasil e sua eterna fuga

FOLHA DE SÃO PAULO 06/06/09

SÃO PAULO - A ideia de "torcida única" nos estádios, para evitar selvagerias como a de quarta-feira, é a típica fuga para lugar nenhum, um clássico brasileiro.
Alguns exemplos desta mecânica:
1 - Você não consegue evitar a violência de baderneiros antes, durante ou depois das partidas? Fácil. Foge para a frente e proíbe uma das torcidas de ter o prazer de ver seu time jogar (e nem estou discutindo a viabilidade de reconhecer palmeirenses ou são-paulinos, por exemplo, para liberar uns e segurar outros).
2 - Você não consegue criar uma economia que dê emprego e renda decentes para a maioria? (Para todos, já seria pedir demais). Fácil.
Foge para a frente a cria a Bolsa Família ou outros mecanismos similares de compensação.
3 - Você não consegue ter um sistema de educação pública que abra à maioria oportunidades de acesso à universidade? Fácil. Cria as cotas.
O sistema de ensino continua uma droga, mas alguns escapam da condenação implícita que significa cair nas suas engrenagens.
4 - Você não consegue prover segurança à população? Fácil. Recomenda a ela que renuncie a seus bens (carro, carteira, relógio, celular, o diabo). 5 - Você não consegue dar fluidez ao tráfico de veículos? (O de drogas, este sim, é bem fluido). Fácil. Cria o rodízio.
O aspecto político relevante em tudo isso é que todas as fugas são bem intencionadas. É melhor o Bolsa Família do que matar de fome os muito pobres, por mais que eles continuem, com a bolsa, a ser obscenamente pobres. É melhor perder o jogo do seu time, a carteira, o carro, do que a vida, claro.
Mas melhor mesmo, a sério, seria resolver os problemas em vez de contorná-los eternamente.
O problema é que, se fossem resolvidos, já não estaríamos no Brasil e seu eterno conformismo com a privação de direitos e prazeres.

Nenhum comentário: