domingo, junho 21, 2009

CLÁUDIO HUMBERTO

“É absolutamente provável”
MINISTRO TARSO GENRO (JUSTIÇA) SOBRE SUA CANDIDATURA AO GOVERNO GAÚCHO, EM 2010

TASSO PROMETEU À FAMÍLIA ABANDONAR A POLÍTICA
O coronel e senador tucano Tasso Jereissati (CE) confirmou à família, em tom de promessa solene, que vai mesmo abandonar a política. Ele já havia feito isso antes, em novembro de 2007, conforme esta coluna revelou. No início deste mês, em conversa com empresários cearenses, ele admitiu: “No ano que vem eu faço 62 anos e estou nessa vida desde os 36 anos. É cansativo, é desgastante”. A gente tem que ver isso.”
SEM ESPAÇO
A chance de reeleição de Tasso diminuiu com o apoio do governador Cid Gomes (PSB) ao candidato ao Senado Eunício Oliveira (PMDB).
SEM SAÍDA
Tasso sabe que se Dilma Rousseff (PT) for eleita presidente, ele não vai liderar a oposição; se der José Serra (PSDB), não será líder do governo.
A CONTA É NOSSA
O Ministério da Agricultura contratou uma empresa para construir seu próprio site de notícias. Mas não é que vamos pagar: R$ 1,7 milhão.
EDMAR SE SALVA
Dificilmente o deputado Edmar Moreira (MG), o do castelo, será punido com a cassação. Até seus críticos na Câmara apostam em “advertência”.
PORTAL DÁ ASSISTÊNCIA A MULHERES AGREDIDAS
A Associação de Mulheres Empreendedoras, do Distrito Federal, criou um portal na Internet para atender mulheres vitimas de agressão física e mental. Liderada pela ex-presidente da OAB-DF Estefânia Viveiros; Auristela Constantino, herdeira da Gol; e Cristina Boner, presidente da TBA, a AME tem o apoio da própria Maria da Penha, que batizou a Lei que protege as mulheres da violência doméstica.
AJUDA ONLINE
No portal “Maria da Penha”, mulheres agredidas terão assistência legal e psicológica, e podem até encaminhar denúncias à polícia ou à Justiça.
RANKING DA COVARDIA
A AME atestou que o Distrito Federal é a unidade da Federação que tem mais ações de mulheres que recorrem à Lei Maria da Penha.
ILUSTRES
A própria Maria da Penha e a ministra de Políticas Especiais para as Mulheres, Nilcéia Freire, estarão presentes na inauguração do portal.
O CÉU É O LIMITE
O deputado Silvio Costa (PMN-PE) chama de “Janela para o Céu” o prazo que permitirá os parlamentares “pular a cerca” da fidelidade partidária. Ele preside a comissão que examina o mérito da proposta.
ESQUECERAM DE MIM
O deputado Jackson Barreto (PMDB-SE) anda reclamando do fim dos seus quinze minutos de fama, como autor da emenda do terceiro mandato. “Só se fala agora no parecer do José Genoíno”, choraminga.
NATIMORTA
O presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, Tadeu Filippelli (PMDB-DF), colocará em votação na próxima semana o parecer do deputado José Genoino (PT) contra a emenda do 3º mandato.
VIAGEM
Após fazer apologia da maconha (para alegria de traficantes) na marcha no Rio com 1,5 mil viciados, o ministro Carlos Minc (Meio Ambiente) não para de viajar: acha que ficou “grande demais” e quer disputar o Senado.
AVAL DE LÍDER
O deputado Henrique Alves (RN), líder do PMDB na Câmara, aposta que Danilo Forte ficará na presidência da Funasa, mesmo após a recente operação da PF no órgão. Forte chegou ao cargo por indicação dele.
ALÉM DA LEI
O governo do Acre ignora a lei e a recomendação do Ministério Público para retirar nomes de vivos de prédios públicos. A Biblioteca da Floresta Marina Silva é um deles. O ministro Carlos Minc vai querer também.
NO PALANQUE
Achando-se em alta por conta das supostas melhorias nos serviços do INSS, o ministro petista José Pimentel (Previdência) ainda não decidiu se disputará o Senado pelo Ceará ou o quinto mandato de deputado federal.
DINHEIRO A RODO
A Câmara dos Deputados acha pouco e paga R$ 150 mil a dois juristas – Clóvis de Barros e Manoel Gonçalves Ferreira Filho para que elaborem parecer sobre limites para o uso de passagens aéreas pelos deputados.
PLANTÃO MÉDICO
José Sarney goza de boa saúde, mas preside um Senado que sofre de mal recorrente nos políticos: o TON – transtorno obsessivo do nepotismo.

PODER SEM PUDOR
O VEREADOR E O BARBEIRO
O vereador Inaldo Jr, de Guarabira (PB), tentava, em vão, convencer o barbeiro da cidade a votar no deputado Zenóbio Toscano, em 2002:
– Voto em Beto Meireles, que sempre corta cabelo e faz barba aqui...
Beto era aliado de Roberto Paulino (PMDB), que disputava o governo da Paraíba contra Cássio Cunha Lima (PSDB), aliado de Zenóbio.
No segundo turno, o vereador pediu o voto do barbeiro para Cássio, mas o homem já havia definido seu voto em Paulino. O vereador insistiu:
– Mas ele nunca cortou o cabelo na sua barbearia...
– E seu Cássio também nunca veio a Guarabira fazer a barba comigo...

Nenhum comentário: