quarta-feira, junho 10, 2009

BRASÍLIA - DF

Vanguarda do terceiro mandato


Correio Braziliense - 10/06/2009

Se engana quem pensa que o deputado federal Jackson Barreto (PDT-SE) está sozinho na proposta de emenda à Constituição que faculta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva o direito de disputar o terceiro mandato, prerrogativa que seria estendida aos atuais governadores e prefeitos. Parlamentar experiente, da safra de oposicionistas que articularam a candidatura de Tancredo Neves no colégio eleitoral quando a campanha das Diretas Já parecia imbatível, Jackson joga de comum acordo com alguns dos integrantes do alto clero da Câmara dos Deputados.

Um deles é o deputado Miro Teixeira (PDT-RJ), para quem o establishment nacional estaria a favor da reeleição do presidente Lula. Outro, o líder do PMDB na Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN), que vem defendendo enfaticamente o terceiro mandato nas discussões internas do PMDB. O ex-ministro das Comunicações Eunício de Oliveira (PMDB-CE) completa o estado-maior da “terceira via”. Avaliam que é preciso ter uma alternativa para 2010, caso a quimioterapia do linfoma da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), acabe inviabilizando sua candidatura à sucessão de Lula.


A grande esfinge é o presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), que reluta em arquivar o projeto de emenda constitucional derrubado pela retirada de assinaturas da oposição e reapresentado por Barreto, supostamente sem amparo regimental. Cotado para ser o vice de Dilma, se o presidente Lula for candidato outra vez, seus colegas avaliam que Temer talvez aceite o sacrifício.


Trovão

O presidente da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Nelson Hubner, está preocupado com a instalação da CPI da Conta de Luz na Câmara dos Deputados. Articulada pelo vice-líder do governo Ricardo Barros (PP-PR e o deputado Dudu da Fonte (PP-PE), a comissão teve o apoio de mais de 200 deputados, apesar dos esforços do líder do governo, Henrique Fontana (PT-RS), para barrá-la.

Tradução

A declaração do ministro do Trabalho, Carlos Lupi, de que o PDT mineiro está com o governador Aécio Neves é cifrada. Significa que a legenda fecha com a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, para a Presidência da República, e não apoia o candidato tucano ao Palácio da Liberdade. O PDT namora o senador Hélio Costa (PMDB), atual líder nas pesquisas de intenção de voto.

Bizu

Corre-corre de advogados e prefeitos no salão verde da Câmara dos Deputados para modificar a PEC dos Precatórios(dívidas impostas a administrações públicas por decisões judiciais), que voltou do Senado para aprovação final pelos deputados. O relator na Comissão de Constituição e Justiça, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), pretende alterar o índice de correção dos precatórios e a ordem cronológica dos pagamentos. A emenda cria um regime especial de pagamento, por 15 anos. O estoque de precatórios soma R$ 100 bilhões, que podem ser usados para abater e pagar dívidas com a União, os estados e municípios. Fundos de pensão norte-americanos já compraram a maior parte desses títulos, que estavam rendendo mais do que a caderneta de poupança e os fundos de investimento.

Micou

Subiu no telhado a criação da Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco). O último encontro entre Executivo, Banco do Brasil e parlamentares envolvidos na negociação foi em fevereiro. O prazo de transição para que o BB repasse a gestão dos R$ 11 bilhões do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) para a agência de fomento integrada à Sudeco é a razão do impasse. Os parlamentares querem 15 anos para a mudança; o Executivo, bate o pé em 25 anos.

No cafezinho


Namoro/ O PT baiano ofereceu uma das duas vagas ao Senado, no acordo para reeleger o governador Jaques Wagner, ao conselheiro Otto Alencar, do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que tem até março para se filiar a um partido político. A oferta começa a minar a relação do PT com aliados da esquerda. A deputada Lídice da Mata (foto), do PSB, que desistira da eleição municipal para apoiar os petistas, procurou o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima (PMDB), na semana passada, em busca de uma vaga.

Resistência/ Apesar das pressões da bancada federal, o prefeito de Nova Iguaçu, Lindberg Faria, não jogou a toalha na disputa pela vaga de candidato do PT ao governo do Rio de Janeiro. Seu principal aliado é o ex-deputado Vladimir Palmeira, que defende a candidatura própria e até hoje não engoliu o acordo da cúpula do PT com o ex-governador Anthony Garotinho nas eleições de 1998. Obrigado a desistir da candidatura a governador do Rio de Janeiro, Palmeira virou um eterno dissidente da cúpula petista.

Emplacou/ O líder do PPS, Fernando Coruja (SC), conseguiu que a Mesa da Câmara acolhesse questão de ordem impedindo a inclusão de matérias estranhas ao conteúdo das medidas provisórias por seus relatores. Todas as emendas parlamentares com contrabandos casuístas, segundo a decisão, serão rejeitadas sem discussão.

Sobrou/ O senador Almeida Lima (PMDB-SE), integrante da tropa de choque do governo no Senado, sobrou na política de alianças do governador de Sergipe, Marcelo Déda (PT), para as eleições de 2010. As vagas de candidato ao Senado estão reservadas para o senador Antônio Carlos Valadares (PSB) e o deputado Jackson Barreto (PDT). O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PCdoB), fechou com a composição.

Um comentário:

Anônimo disse...

O blog da jornalista Jô Lopes (www.jolopesrn.zip.net), de Natal, traz uma matéria falando da discódia que está acontecendo entre a prefeitura da cidade e o governo do estado sobre a construção do projeto para a copa de 2014. Bem que eles poderiam ter escolhido Florianópolis.