terça-feira, junho 09, 2009

BRASÍLIA - DF

A Petrossal é nossa!


Correio Braziliense - 09/06/2009

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão (PMDB-MA), insistirá na criação da nova empresa para exploração do petróleo da camada de pré-sal, apelidada de Petrossal. E não fala pra ninguém o nome na manga do paletó que pretende sugerir ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva como futuro presidente da empresa.



A ideia é criar um regime diferenciado para a concessão ou partilha dos lotes de exploração da camada do pré-sal, no qual a nova empresa gestora poderia ou não favorecer a Petrobras, dependendo do chamado “interesse nacional”. Assim, o novo marco regulatório que o governo pretende enviar ao Congresso, para substituir a Lei 9.478, de 1997, não restabelecerá o antigo monopólio da Petrobras, que hoje compartilha a exploração de dez novos campos com várias empresas estrangeiras (YPF, BG Repsol, Shell, Petrogal e BG Group), mas esvaziará definitivamente a Agencia Nacional do Petróleo (ANP).

* * *
Na Bacia de Santos, a participação da Petrobras varia de 20% a 80%. No Bloco Ogum, por exemplo, a empresa tem 20% contra 40% da Esso e 40% da Amerada. Detalhe: todos os blocos leiloados que não foram explorados serão retomados pela União e somente serão liberados para exploração após o novo marco regulatório, ou seja, depois da criação da nova empresa.


Suicidas

Somente o líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), e a senadora Lúcia Vânia (GO), na bancada tucana, votaram a favor da preservação da espécie e contra o relatório da senadora Katia Abreu (DEM-TO), presidente da Confederação Nacional da Agricultura, que alterou a MP 548 que regulariza a ocupação de terras da União na Amazônia Legal. Os destaques da senadora Marina Silva (PT-AC) que vedavam o acesso de “laranjas” e impediam a venda dessas terras durante dez anos foram derrotados por 23 votos a 21, com uma abstenção, graças aos votos dos demais senadores tucanos.

Cenários

Com os sinais de que a situação da economia em 2010 será melhor do que imaginavam os mais otimistas e de que a candidatura da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), vai mesmo decolar, os tucanos paulistas começam a considerar o Plano B da legenda para sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva: apelar ao governador José Serra para concorrer à reeleição e implorar ao governador Aécio Neves para manter sua candidatura a presidente da República a qualquer preço.

Cabide

Contrários à criação do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) da Paraíba antes da cassação de Cássio Cunha Lima (PSDB), aliados do governador José Maranhão (PMDB) na Assembleia Legislativa querem tirar o órgão do papel. A turma ligada ao tucano se mobiliza contra a iniciativa.

Aposta

O grupo Pão de Açúcar comprou o Ponto Frio na hora certa: o governo vai manter a isenção do IPI para a produção de geladeiras até as eleições de 2010. O programa visa a troca de 10 milhões de refrigeradores, com o objetivo de estimular a indústria de eletrodomésticos e, ao mesmo tempo, reduzir o consumo de energia. O segundo objetivo, porém, é duvidoso. A maioria usa a geladeira velha para estocar alimentos e bebidas.

Sabatina

A Comissão de Relações Exteriores do Senado realiza hoje uma audiência pública sobre a entrada da Venezuela no Mercosul, com a presença do embaixador brasileiro naquele país, Antônio José Ferreira Simões. Sob o aval do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), o tucano Tasso Jereissati (CE) elaborou 300 perguntas para o Itamaraty enviar ao presidente venezuelano Hugo Chávez.

No cafezinho

Ungido / Com apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da antiga Articulação, agora denominada Construindo um Novo Brasil, desembarca hoje em Brasília o presidente da BR Distribuidora, Eduardo Dutra (foto), candidato a presidente do PT. Quer o apoio dos grupos dos deputados Arlindo Chinaglia (Movimento PT), de Carlos Zaratini (Novos Rumos) e Gilmar Tatto (PT de Luta e de Massas). Se conseguir, terá quase 70 % dos votos nas eleições diretas para presidente da legenda.

Palestino / O governo de Israel anda às voltas com a Comissão do Parlamento do Mercosul. Partidos da esquerda, com o deputado Dr. Rosinha (PT-PR) à frente, querem excluir os produtos manufaturados nos territórios ocupados por aquele país — Faixa de Gaza, Cisjordânia e Colinas de Golan — do acordo de livre comércio negociado com o bloco do Cone Sul.

Vindita / Projeto do deputado Paulo Maluf (PP-SP) que responsabiliza membros do Ministério Público que ajuizarem ações civis públicas com viés político pode emplacar na Câmara. O líder do DEM, Ronaldo Caiado (GO), vai consultar a bancada. Vice-líder do PR, Lincoln Portela (MG), diz que o apoio não quer dizer que a bancada está fechada com a proposta.

Frente / Afastados do PDT desde que o partido indicou o distrital José Antônio Reguffe para concorrer ao Palácio do Buriti, o PSB e o PT do Distrito Federal reúnem-se hoje para delinear a estratégia para as eleições de 2010. A depender dos socialistas, o encontro das executivas se encerrará com Agnelo Queiroz (PT) como o candidato comum.

Nenhum comentário: