sexta-feira, junho 05, 2009

BRASÍLIA - DF

Os últimos serão os primeiros


Correio Braziliense - 05/06/2009

Dia desses, o presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Paulo Simão, perguntou ao governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), quando ele iria assinar o Minha Casa, Minha Vida, o programa de construção de casas do governo federal. Aécio foi direto: “Me convença que o programa é bom que eu assino na hora”. Simão prontamente marcou uma apresentação minuciosa. E Aécio se convenceu de que a proposta é factível, mas já tem em mente a ampliação, dentro do projeto pós-Lula.

***
O governador mineiro também soube que a meta de 1 milhão de casas que o atual governo propôs não vai se cumprir até dezembro do ano que vem. E a ideia de Aécio é justamente dizer que não só continuará o programa como tratará de aprimorá-lo para zerar o déficit habitacional do país. E, para não passar a ideia de que deseja atropelar o governador de São Paulo, José Serra, vai discutir o assunto com ele. Em tempo: os dois vão chegar juntos ao evento de agronegócio em Foz do Iguaçu hoje. A ordem no PSDB é mostrar unidade.


De seguro...

A Câmara contratou uma consultoria externa para emitir um parecer jurídico sobre como devem ser usadas as cotas de passagens aéreas que não foram gastas até 31 de dezembro de 2008. A consultoria jurídica da Casa opinou que, de acordo com a norma antiga, os valores poderão ser apropriados pelos deputados. Mas o presidente Michel Temer (PMDB-SP), por segurança, quer o respaldo de uma opinião alheia ao Legislativo antes de tomar a decisão final.

Abre-te, Sésamo

No Senado, Eduardo Suplicy (PT-SP) apresentou ontem um projeto de resolução que obriga a Casa a divulgar semestralmente, na internet e no Diário do Senado, o nome de todos os empregados da Casa e seus rendimentos brutos. Será uma dura batalha. Trata-se do mais bem guardado segredo em toda a Esplanada dos Ministérios.

Reforço

A Casa Civil enviará ao Congresso, na próxima semana, o projeto de lei que prevê o pagamento de R$ 1,9 bilhão aos estados exportadores a título de compensação por perdas na receita com o ICMS. O governo promete liberar o dinheiro até 20 dias depois que os parlamentares aprovarem a proposta.

Data marcada

O presidente do PRTB, Levy Fidelix, convidou o ex-governador do Distrito Federal Joaquim Roriz e o ex-senador Luiz Estevão para ingressar no partido. Roriz apenas ouviu e ficou de voltar a conversar, dependendo do clima no PMDB. “As portas estão abertas para os dois. Vamos nos reunir novamente em julho”, contou Fidelix à coluna.

No cafezinho


Torcedor/ O ministro do Turismo, Luiz Barretto (foto), leva técnicos da Casa Civil a São Paulo hoje para conhecerem o projeto de reforma do estádio do Morumbi para a Copa de 2014. São paulino de carteirinha, Barretto reforça a pajelança para que a arena — considerada a mais problemática entre as 12 eleitas pela Fifa — seja escolhida para sediar a abertura do torneio. No páreo estão ainda Brasília e Belo Horizonte.

Vacinado/ Depois de colocar em seu blog uma enquete sobre quem foi o melhor presidente, na qual Lula venceu Fernando Henrique Cardoso, o senador Álvaro Dias (PSDB-PR) perguntou aos internautas se eram contra ou a favor do terceiro mandato. Anteontem, o tucano mandou encerrar a pesquisa quando o percentual de favoráveis começou a crescer vertiginosamente. O placar final foi fechado em 53% contra e 47% a favor.

Vai encarar?/ O deputado Eunício Oliveira fez o programa do PMDB no Ceará todo na linha de apoio ao presidente Lula, ao governador Cid Gomes (PSB) e à prefeita Luizianne Lins (PT). Os amigos do deputado agora comentam: “Quero ver a turma do Tarso Genro vir mexer com o PMDB agora”.

Ver para crer/ Quem esteve com José Serra esta semana garante: ele está no melhor dos mundos. No ano que vem, tem a possibilidade de ser candidato a gerenciar o primeiro ou o segundo orçamento do país, respectivamente, o da União ou o do estado de São Paulo. É uma posição tão confortável que ele está leve, solto, sorridente e brincalhão.

Nenhum comentário: