quarta-feira, junho 03, 2009

BRASÍLIA - DF

Candidato pronto


Correio Braziliense - 03/06/2009
 

Embora digam em público que José Serra (PSDB) será o maestro de sua sucessão no governo de São Paulo, aliados de Geraldo Alckmin (PSDB) citam um fator preponderante que justifica a candidatura do antecessor de Serra ao Palácio dos Bandeirantes. Dono de uma robusta intenção de voto, segundo a pesquisa Datafolha, Alckmin dá a Serra a tranquilidade necessária para percorrer o país em campanha à Presidência da República, se o atual governador for mesmo o candidato, sem ter de se preocupar em “construir” um sucessor em seu estado. 

***
Diante da ascensão da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, Serra sabe que precisará de máxima exposição onde os tucanos tradicionalmente têm dificuldades. Neste cenário, ter um candidato já pronto no próprio quintal será um privilégio de poucos em 2010. Em tempo: Orestes Quércia já procurou Alckmin. Prefere o secretário como candidato a governador do que na sua cola como um dos nomes para o Senado.


Tchau

Encarregado de tocar a proposta de privatização de aeroportos geridos pela Infraero, o superintendente de Infraestrutura Aeroportuária da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Anderson Ribeiro Correia, está com um pé para fora do cargo. Ele vinha em rota de colisão com seu superior, o diretor Alexandre Gomes de Barros. 

Fim do mistério

O Ministério das Cidades promete revelar hoje o que todo mundo já sabia: as vencedoras de sua concorrência de mais de R$ 100 milhões na área de publicidade — Artplan, Propeg e Agnelo. A concorrência está há seis meses em andamento e as três empresas são dadas como certas há muito tempo. É a força do envelope número 29. 

Tucanos & andorinhas 

Se os senadores do PSDB quiserem mesmo fazer verão na CPI da Petrobras terão que mudar de pássaro. É que, entre eles já há quem diga que a especialidade dos tucanos nunca foi investigar ninguém. Ontem mesmo, o presidente do partido, Sérgio Guerra, avisava que não tem por que mexer com o diretor de Exploração, Guilherme Estrella. Dizia que “apesar de petista, Estrella é um homem sério”. 


Vingança no prato 

O líder do PMDB Renan Calheiros jantou ontem com o senador Delcídio Amaral (PT-MS). Até os tapetes do Senado sabem das rusgas entre Delcídio e o líder do PT Aloizio Mercadante (SP). E quem passa por eles diz que uma indicação do petista para posição de destaque na CPI da Petrobras seria a melhor maneira do alagoano dar um safanão em Mercadante. 

No cafezinho...

 
 

Abre-alas 
Instalada ontem com a posse da deputada Nilmar Ruiz (foto), a Procuradoria Parlamentar da Mulher tem como primeira demanda uma denúncia contra o vereador Guilherme Gazzola (PPS), do município de Itu (SP). Em novembro passado, ele postou em seu blog a foto de uma colega acompanhada da frase “Saudosa deputada cabrita”. A “brincadeira” desencadeou uma reação furiosa da Câmara Municipal à Assembleia Legislativa. Agora, o vereador será investigado no Congresso Nacional. 

Não repitam essa 
Depois de dançar um forró de pé de serra com o ministro José Múcio Monteiro no fim de semana em Caruaru (PE), a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, só tem olhos para a regulamentação do pré-sal. Reunião atrás de reunião e Lula só diz, “Dilma, Dilminha, eu não quero nada pela metade...” Lula não quer ver a cena de outro dia, quando, numa conversa sobre o PAC, lhe avisaram que da BR-101 só faltavam as pontes e viadutos. “Dilma, Dilminha, resolva isso, por favor!”, reclamou ele com cara feia para o pessoal da área de transportes. 

The Oscar goes to… 
A polêmica réplica da estrutura da Primeira Missa, montada em pleno Eixo Monumental, será reaproveitada no portal principal do Taguaparque, um dos maiores projetos do governo Arruda, que chega à reta final das obras da primeira etapa pelas mãos da Novacap. Pelo menos, os R$ 420 mil investidos para a montagem da estrutura não serão desperdiçados. 

Bordão 
Coordenador da direção-geral da Federação Única dos Petroleiros (FUP), José Antônio de Moraes, levou a militância em prol da exploração exclusiva do pré-sal pela Petrobras para a secretária eletrônica de seu celular. “Mudar a lei do petróleo para que pré-sal seja do povo brasileiro”, diz a gravação. 

Nenhum comentário: