terça-feira, junho 02, 2009

BRASÍLIA - DF

Loucos por dinheiro


Correio Braziliense - 02/06/2009
 

Depois de quedas sucessivas na arrecadação pública, o governo passou a ver com bons olhos e quer votar em breve o projeto do deputado José Mentor (PT-SP), que concede incentivos a brasileiros dispostos a legalizar e repatriar dinheiro guardado no exterior e não declarado à Receita Federal. A proposta extingue as punições previstas para os crimes de remessa ilegal de divisas e ainda fixa alíquotas de Imposto de Renda bem camaradas: 6% para quem quiser apenas legalizar os recursos e deixar lá fora e 3% para a repatriação. Essas alíquotas podem mudar. 

***
O interesse do governo nessa camaradagem toda é mudar o perfil do capital que se investe aqui. Com a queda dos juros, tem gente na área econômica com muito medo de que o Brasil se torne berço do capital apenas especulativo. E, com o projeto, o que for repatriado terá que ficar pelo menos dois anos investido no Brasil. Calcula-se em R$ 150 bilhões o total mantido por brasileiros lá fora. Não é nada, não é nada, dizem os técnicos do governo, só o imposto cobrado dessa fortuna será alguma coisa a mais para turbinar o PAC em 2010.


Continhas

Ao analisar os números da pesquisa CNT/Sensus divulgada ontem, os governistas concluíram que a vida da candidata Dilma Rousseff não será tão fácil assim. Ela tem consolidado quase o mesmo número de votos de José Serra, no quesito “único em quem votaria”. Mas o percentual daqueles que dizem não votar nela, ou seja, a rejeição, é mais alto do que o de Serra ou o de Aécio Neves: 32,4% dizem não votar em Dilma, enquanto 35,1% afirmam que poderiam votar. No caso dos governadores de São Paulo e Minas Gerais, essa rejeição está, respectivamente, em 25,9% e 28,9%, ou seja, abaixo dos 30%. E aqueles que dizem poder votar num ou noutro são 43%. Esse foi o ponto da pesquisa que o tucanato mais comemorou. Tanto em Minas quanto em São Paulo. 

Fogo amigo

Saiu da lavra de Virgílio Guimarães (PT-MG) um pedido para que o presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli, a secretária da Receita Federal, Lina Vieira, e um representante do Conselho de Fazenda (Confaz) compareçam à Comissão de Finanças e Tributação para responder sobre a gestão da empresa e a engenharia que permitiu à companhia pagar menos impostos. O requerimento foi retirado de pauta na semana passada e volta à baila nesta quarta-feira por ordem do presidente da comissão, deputado Cláudio Vignatti (SC), também do PT. 

O favorito

Em pé de guerra com o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, a bancada ruralista tentará hoje convocá-lo à Comissão de Agricultura da Câmara para justificar suas declarações da semana passada contra os produtores rurais. Como os reis do gado têm folgada maioria nesse plenário, a aprovação do pedido é dado como pule de dez. 

Lupa

O Tribunal de Contas da União (TCU) vai passar um pente-fino sobre a concessão de certificados a entidades filantrópicas pelo Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS). Entre os alvos da investigação estão cerca de 7 mil certificações que haviam sido dadas a organizações beneficentes em dívida com a Previdência. 

No cafezinho

 
 

Telemarketing/ Autor da emenda do terceiro mandato, o deputado Jackson Barreto (foto), do PMDB de Sergipe, montou ontem uma espécie de central telefônica em seu gabinete. Em plena segunda-feira, seus assessores passaram o dia tentando encontrar parlamentares que se dispusessem a assinar a sua proposta. Nem os oposicionistas, proibidos de assinar o texto, escaparam do assédio. 

In memorian I/ A Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional de Brasília faz hoje uma apresentação especial em homenagem ao maestro Sílvio Barbato e à cantora Juliana de Aquino, ambos passageiros do voo 447 da Air France, que desapareceu no Oceano Atlântico rumo a Paris. 

In memorian II/ O presidente de honra do PSDB, Fernando Henrique Cardoso, vai reunir todo o alto comando tucano amanhã, em Brasília, para lançar a Medalha Professora Ruth Cardoso, dentro das comemorações dos 10 anos do PSDB Mulher. A comenda será entregue a partir de 2010 a homens e mulheres que se destacarem na erradicação da pobreza e nas conquistas do gênero feminino. Está prevista a presença de governadores tucanos, o do Distrito Federal, José Roberto Arruda (DEM), que foi líder do governo FHC no Congresso. No dia 24, completa um ano o falecimento de Ruth Cardoso. 

Uruca/ O senador Leomar Quintanilha (PMDB-TO) avisou que não estará na abertura da CPI da Petrobras, da qual é titular. Ele está em São Paulo, no estaleiro, por conta de uma hérnia de disco. Não sabe sequer quando volta. Tem gente dizendo que foi olho grande de outros interessados na vaga. Eu, hein. 

Nenhum comentário: