quarta-feira, junho 24, 2009

ARI CUNHA

Salvemos a instituição


Correio Braziliense - 24/06/2009

Senador Arthur Virgílio defende Sarney de todos os males. Dá grito de guerra. Extinguir oposição. Excede na amizade. Poderá ser amigo fiel. Do contrário, inimigo duro. Não criou meio termo. Afirmou que não se elegeu para virar bedel de ato da Mesa e lamentou ter que reduzir o mandato a isso também.

Cristovam Buarque declara que o povo condena o Senado. Com a internet, a velocidade é medida por segundos. Sarney leva tempo para pensar. Sugere licença de dois meses para presidente do Senado. Ouvir o que pensa a população. Senadores devem saber a razão de o povo estar contra o Legislativo. População deve dizer a causa de não crer no Legislativo.

Na situação atual, o parlamento obedece. O Executivo dá ordens dentro da Casa. O Judiciário toma o lugar do Poder Executivo. A dependência entre poderes é clara. Não há interligação entre os três.

A frase que foi pronunciada


“A crise não é do Senado. É da política predatória que se faz lá.”

  • Senadores José Sarney e Arthur Virgílio condenam sem dizer a quem.

  • Açudes
    Construídos sem seguir as regras da contenção de águas, 600 açudes no Ceará viram romper as barragens. Pequenas cidades inundadas. Perda na lavoura e desabrigo de gente pobre. Responsáveis não aparecerão. Açudes foram construídos por gente sem saber o que estava fazendo.

    Algemas
    Magistrados estão de cabeça baixa. Proibiram o uso de algemas nos julgamentos. Acusado deve ter liberdade. Aumentou o trabalho. Seguranças às vezes separam réus que tentam agredir juízes. Rever o caso torna-se impossível. O caminho é esquecer a determinação.
    A lei não pegou.

    Gripe suína
    Evitar aglomeração é motivo para se evitar a gripe suína. Buenos Aires recebe turistas de todos os lugares. Não é possível acompanhar todos. Em recintos fechados, o mal se propaga. A Argentina está sendo prejudicada pelos turistas. O frio é inimigo. O país começa a ficar de sobreaviso.

    Real
    Faz tempo que a moeda brasileira está com valor superior ao dólar. As importações ficam mais baratas. As viagens também. O Brasil cria condições para que possamos exportar.

    Desmentido
    Pedro Simon afirma que não faz parte dos senadores que põem a culpa em Agaciel Maia assinando atos secretos. Senador Arthur Virgílio fala em aprofundar corrupção citando ex-diretor. Precisamos, disse Simon, fazer algo radical na transparência e punição dos culpados e responsáveis.

    Sem punição
    Arquivado o caso em que o deputado Fábio Faria usou a cota de passagens da Câmara para levar amigos ao camarote de sua propriedade. Adriane Galisteu foi pivô do assunto. Deputado devolveu quase R$ 25 mil para evitar polêmica.
    Michel Temer, presidente da Câmara, arquivou o processo.

    Resposta
    Quando houve interesse em ouvir o outro lado, a senadora Roseana Sarney esclareceu. Amauri de Jesus Machado não é seu mordomo. Frequenta a casa e sempre irá frequentar. Ninguém quis saber da resposta.

    Curiosidade
    Se a CPMF não resolveu, só a competência de gestão será capaz de eliminar o problema.
    Nos hospitais públicos, a média de espera para atendimento é de 12 horas. Nos hospitais particulares, de seis a oito.

    História de Brasília


    Expectativa geral em todos os ministérios. Funcionários que nunca foram vistos apareceram, ontem, meio desarvorados e sem saber que mesa deveriam ocupar. No Planalto, a movimentação foi intensa. (Publicado em 2/2/1961)

    Nenhum comentário: