quinta-feira, junho 04, 2009

ANCELMO GÓIS

“PARDON, BRÉSIL”

O GLOBO - 04/06/09
 
Sônia Bridi, a coleguinha correspondente da TV Globo na França, conta que, depois da tragédia com o Airbus da Air France, tem sido parada nas ruas de Paris quando percebem que é brasileira:
– Os franceses não perdem a oportunidade de nos dizer como sentem profundamente o que aconteceu. Terça, fui a uma farmácia e a francesa saiu de trás do balcão para me abraçar. Nunca imaginei essa cena um dia.
SEGUE... 
Sônia continua:
– Os vizinhos, os garçons, a mulher da banca de jornais... Todos param meu filhinho com a babá na rua para saber se estamos bem e mostrar solidariedade. Porque o acidente envolve duas empresas francesas, Air France e Airbus, e eles se sentem quase culpados. Outros brasileiros relatam situações idênticas.
CPI DA PETROBRAS
Um dos alvos da oposição é investigar o fretamento de navios da Petrobras, área do diretor Paulo Roberto Costa.
Em dezembro, a estatal tinha uns 100 navios fretados.
ESTATAL ELÉTRICA
Não é só Obama que anda estatizando. Aqui na terra, avança a conversa para que a Eletrobrás assuma a Celpa, do grupo privado Rede Energia.
DIGESTÃO DIFÍCIL
Não tem sido fácil para a Perdigão digerir a Sadia.
Os problemas não são poucos, a começar pelas ações movidas em Nova York por acionistas da Sadia contra a empresa engolida.
É GRAVE A CRISE 
O bom e velho Café Lamas, há 135 anos endereço do bom chope no Rio, começou terça a testar, quem diria?, um horário de fechamento mais cedo.
Em vez de 3 ou 4 horas, fecha agora à 1 hora e só vai até depois disso nos fins de semana.
GUERRA E PAZ 
A ONU, por causa de dois anos de obras em sua sede, em Nova York, decidiu entregar ao Projeto Portinari a guarda dos painéis Guerra e Paz, doados pelo governo JK, em 1957.
João Candido Portinari, filho do pintor, planeja expor os dois em Paris e Londres, em 2010, e em São Paulo e no Rio, em 2011, antes de devolvê-los.
ALIÁS... 
Na inauguração dos painéis, na ONU, JK estava presente. Mas Portinari, comunista boa parte da vida, teve o visto negado pelos EUA, que viviam o auge do macarthismo.
CAMPO DE AZULÃO
O que se diz no setor é que a Exxon Mobil e suas parceiras não encontraram óleo comercial no segundo poço perfurado no Campo de Azulão, no pré-sal.
O primeiro poço, como se sabe, revelou-se tão promissor que foi apontado como capaz de competir com Tupi em volume de reservas.
O “JULGAMENTO”
Alunos do Centro Acadêmico do curso de direito da PUC-Rio vão promover um ato contra o ministro Gilmar Mendes, presidente do STF, no pilotis da universidade, terça, dia 9.
Um boneco inflável, tipo João Buracão, ficará numa mesa, enquanto o pessoal debate “decisões polêmicas do ministro”. 
HORAS DE VOO
Lula, que já tem mais horas de voo que muito piloto, vai a Genebra, dia 15 agora, para a Conferência Internacional do Trabalho.

Nenhum comentário: