domingo, maio 17, 2009

VINÍCIUS TORRES FREIRE

Lixando a poupança popular

FOLHA DE SÃO PAULO - 17/05/09


Dinheiro no FGTS perde da inflação, poupança rende 2%, e fundos populares de bancos, menos ainda. Quem liga?


HÁ MUITA GENTE que se diz indignada por causa do imposto sobre a poupança. A oposição, em especial, tem faniquitos populistas por causa do assunto. Mas o que governo e oposição têm feito pelas poupanças populares? Em termos reais, a poupança rende quase nada, assim como os fundos de investimento aos quais os brasileiros comuns têm acesso. O FGTS dá prejuízo -está encolhendo. Alguém ouviu algum protesto de políticos? Não. A maioria "se lixa".
No ano passado, o rendimento real da poupança foi de 1,9%. Isto é, descontada a inflação (IPCA), esse foi o seu rendimento (vide gráfico ao lado com o rendimento real da poupança). Nos últimos 12 meses, o rendimento real anda pela casa dos 2%. E vai diminuir mais. O juro da poupança tem de cair, o.k. Mas quais as alternativas oferecidas ao público?
Fundos de investimento em renda fixa mais populares, com taxas de administração alta e rendimento pior, estão pagando mais ou menos a mesma coisa. Pode haver CPI da Petrobras. Vai haver CPI das taxas de administração dos bancos?
Pelo Tesouro Direto, é possível investir em títulos da dívida pública sem precisar de um fundo de banco como intermediário. No Tesouro Direto, você empresta diretamente ao governo. Devido ao tumulto financeiro mundial, em outubro de 2008 as taxas de juros subiram. O governo chegou a pagar 11% mais a taxa de inflação (IPCA) para quem comprou títulos públicos naquele mês, pelo Tesouro Direto. Isto é, quem investiu naquele mês e não vai mexer no dinheiro até maio de 2015 vai receber 11% de juros anuais mais o quanto a inflação variar (há investimentos com prazos menores).
Descontados o Imposto de Renda e a taxa de custódia, dá 9,4% ao ano mais a inflação. Agora, as taxas estão mais baixas (7% mais IPCA, para o mesmo título citado acima). Mas maiores que a do fundo de seu banco (que cobra pelo serviço prestado, mas cobra demais). Não se procura, porém, facilitar o investimento popular no Tesouro Direto. Os bancos o dificultam o quanto podem.
No ano passado, o dinheiro guardado no FGTS perdeu da inflação, como quase de costume. Quem não investiu parte do FGTS em ações da Petrobras ou da Vale tem perdido dinheiro. Desde 2003, o dinheiro parado no FGTS encolheu 3%, em termos reais. O FGTS paga apenas 3% de juros mais uma taxa chamada TR. No ano passado, isso deu menos de 5%. A inflação foi de quase 6%.
Não é fácil mexer no FGTS. Os mais de R$ 200 bilhões do fundo ajudam a financiar moradias e obras de saneamento, por exemplo, ou subsidiam casas para pobres. Se o juro sobe, o custo de casas e obras também sobe. Se o FGTS for aplicado em investimentos de risco, o dinheiro poderá sumir. Mas sabemos qual o retorno dos investimentos do fundo? O trabalhador é remunerado adequadamente? Quem liga?

Nenhum comentário: