quinta-feira, maio 28, 2009

PANORAMA POLÍTICO

Desconstrução

Ilimar Franco
O Globo - 28/05/2009
 

O PSDB está tenso com a avaliação positiva do governo Lula, que se manteve na crise mundial. Por isso, o partido e seus marqueteiros decidiram usar o programa de TV de 25 de junho, e as inserções comerciais, para bater. "Temos de desconstruir o discurso ufanista do governo", resume o presidente do partido, Sérgio Guerra. Entre os erros que serão apontados estão a demora para baixar os juros e a falta de recursos para investir, decorrente da orgia com os gastos públicos. 

Lobby das multinacionais da aviação 

A decisão do Ministério da Defesa de renovar a frota de caças e jatos da Força Aérea aguçou as multinacionais da aviação. Em busca de apoio no Congresso, a Boeing convidou, via embaixada americana, o deputado Severiano Alves (PDT-BA) e os senadores Romero Jucá (PMDB-RR) e Gim Argello (PTB-DF) para visitarem as instalações da empresa nos EUA. A Grippen fez o mesmo, e quer levar os deputados William Woo (PSDB-SP), Marcondes Gadelha (PSB-PB) e Átila Lins (PMDB-AM) para conhecerem a empresa na Suécia. Os seis parlamentares são integrantes das comissões de Defesa Nacional na Câmara e no Senado. 

Quando a verdade aparecer, as pessoas que integram essa comissão mandarão apurar. Ninguém ali vai estragar sua biografia" - Arthur Virgílio, líder do PSDB no Senado (AM), sobre a maioria governista na CPI da Petrobras 

TUCANOS E PETISTAS JUNTOS. O PSDB e o PT estão trabalhando unidos, mas por motivos diferentes, para promover o ministro Hélio Costa (Comunicações). Os dois partidos querem Hélio fora das eleições para o governo mineiro. Por isso, tratam de empurrá-lo para cima, apontando seu nome como o de um possível candidato a vice da ministra Dilma Rousseff, que fez sua vida política nos pampas, mas que é mineira de nascimento. 

As voltas do mundo 

Os tucanos paulistas reabilitaram o ex-governador Orestes Quércia. Já no Rio, na terça-feira, o ex-prefeito Cesar Maia (DEM) almoçou com o ex-governador Anthony Garotinho. Eles eram lobos maus, mas agora viraram gatas borralheiras.

 

Para americano ver 

Foi na reunião de ministros de energia do G-8, em Roma. O ministro dos EUA, Stephen Chu, elogiou o programa brasileiro para financiar a compra de geladeiras: "Vai reduzir o consumo de energia e gerar uma renda extra na economia". 

Insulza trabalha pelo fim do veto a Cuba 

O secretário-geral da OEA, o chileno José Miguel Insulza, vai colocar em votação, na Assembleia Geral de junho, resolução que revoga a suspensão imposta à presença de Cuba. Os cubanos foram suspensos em 1962. A proposta pode ter o apoio dos Estados Unidos. Os americanos, no entanto, condicionam o retorno de Cuba à OEA ao cumprimento de condições que sinalizem um processo de abertura no país de Fidel Castro. 

Eles querem o troca-troca 

O Inesc e o Diap ouviram 150 parlamentares considerados pelas duas organizações formadores de opinião. Os resultados serão divulgados hoje, mas pelo menos um dos resultados é surpreendente. A pesquisa revelará a disposição dos políticos de trocar de partido antes das eleições de 2010. A maioria dos entrevistados apoia a criação de uma janela, pela qual os deputados e senadores eleitos poderiam mudar de partido sem perder seus mandatos. Infidelidade geral. 

REAÇÃO às críticas de Arnaldo Madeira (SP) à bancada do PSDB na Câmara pelo apoio ao voto em lista. "É preciso aprender a respeitar a vontade da maioria", retrucou o líder José Aníbal (SP). 

A META do DEM em 2010: reeleger Arruda em Brasília e ganhar outros três estados. Na lista: Bahia, Sergipe, Tocantins, Mato Grosso e Rio Grande do Norte. 

SERÁ protocolada hoje a emenda do terceiro mandato. Jackson Barreto (PMDB-SE) colheu 180 assinaturas, das quais 20 de PSDB e DEM. Não há prazo para votá-la a tempo de garantir sua validade em 2010. 

Nenhum comentário: