quinta-feira, maio 21, 2009

PANORAMA POLÍTICO

A lista enterrada

Ilimar Franco
O Globo - 21/05/2009
 

A base do governo na Câmara não apoia a adoção do voto em lista, proposta pelo Planalto. A decisão foi tomada na noite de terça-feira. O PP, o PR, o PTB, o PSB e o PSC anunciaram que são contra e que vão obstruir as votações se o governo insistir em votar. Por isso, o PMDB mudou de posição, e o líder do governo, Henrique Fontana (PT-RS), chegou à conclusão que, "com a base dividida, não há como levar adiante a proposta do voto em lista". 

PF quer criminalizar bico de policial 

Ficou pronta a proposta de Estatuto da Segurança Privada, da Polícia Federal. Tem 50 artigos e torna crime o famoso bico do policial, seja civil, militar, federal ou municipal. É aquele serviço particular, fora do expediente, que o policial faz para melhorar seu salário. Pode dar prisão de até três anos. Ele proíbe a criação de milícias. Mais ainda: todo transporte de valor acima de R$7 mil terá que ser feito em carro-forte por vigilante regularizado. Os seguranças privados de shoppings, igrejas e shows terão que usar uniforme. O estatuto chega às mãos do ministro Tarso Genro (Justiça) nos próximos dias. 

Nós não vamos para uma guerra, mas a CPI da Petrobras não vai virar um palanque da oposição" - Romero Jucá, líder do governo no Senado (PMDB-RR) 

OPERAÇÃO TARTARUGA? O governo Lula não tem como impedir a CPI da Petrobras. Mas trata de adiar ao máximo o início de seus trabalhos. O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), diz que só no meio da próxima semana os aliados vão indicar seus representantes na investigação. O presidente do PSDB, Sérgio Guerra (PE), só não quer a repetição da CPI das ONGs, que demorou seis meses para ser instalada. 

Recluso 

Desde o bate-boca com o presidente do STF, Gilmar Mendes, o ministro Joaquim Barbosa evita a sala onde os ministros se reúnem para lanchar. Para evitar o "climão", Barbosa vai para seu gabinete e faz lá a refeição vespertina.

 

Rompimento 

O presidente do PMDB do Pará, deputado Jader Barbalho, entregou ontem todos os cargos que o partido tinha no governo Ana Júlia (PT). Agora são oito os estados em que o PMDB se afasta do PT para 2010. 


Pressão sobre a floresta amazônica 

Os índios estão em pé de guerra no Peru. Há 40 dias protestam contra decretos do presidente Alan Garcia que permite a comercialização de terras na Amazônia peruana para produção agrícola e a concessão de terras indígenas para exploração de petróleo e gás. Os decretos atendem ao Tratado de Livre Comércio assinado com os Estados Unidos. O desenvolvimento econômico no país vizinho vai gerar uma forte pressão contrária à preservação da floresta no lado brasileiro. 

A CPI, a refinaria e a eleição 

A criação da CPI da Petrobras tem desdobramentos em Pernambuco. Candidato ao Senado, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Fernando Bezerra Coelho, atacou os senadores Marco Maciel (DEM), Sérgio Guerra (PSDB) e Jarbas Vasconcelos (PMDB). Disse que eles atuavam contra Pernambuco e que a CPI vai retardar as obras da refinaria Abreu e Lima. O governador Eduardo Campos diz: "Cada um vai ter que bancar sua posição". Guerra e Jarbas estão indignados. 

CRIADO na internet o Movimento Marina Silva Presidente (www.marinasilvapresidente.ning.com). A comunidade tem 433 membros. 

PARA EVITAR a reativação da Telebrás, o deputado Paulo Bornhausen (DEM-SC) quer fazer uma audiência pública na Câmara sobre o tema. Ele diz que a empresa, que está em regime de extinção, vem recebendo "considerável" injeção de recursos. 

APESAR da incerteza, a ministra Dilma Rousseff continua crescendo no Nordeste. Nas pesquisas, ela desidrata Ciro Gomes (PSB) e Heloísa Helena (PSOL).

Nenhum comentário: