quinta-feira, maio 14, 2009

PANORAMA POLÍTICO

Petrobras

 Ilimar Franco
O Globo - 14/05/2009
 

O governo quer evitar a todo custo a CPI da Petrobras.

Alega que uma investigação política vai atrapalhar os negócios da empresa e contaminar o preço das ações negociadas em Bolsa. O ministro José Múcio foi ao Senado conversar com a oposição.

Propôs que, em vez de uma CPI, o presidente da estatal, José Sérgio Gabrielli, preste depoimento na Comissão de Constituição e Justiça.

O PSDB apoia Yeda. DEM reticente

A direção do PSDB, como no caso do senador Eduardo Azeredo (MG), continua dando apoio à governadora Yeda Crusius, envolvida com denúncias de caixa dois. Mas o DEM não pretende se comprometer. É grande o ressentimento com Yeda. Contam que em 2006, entre o primeiro e o segundo turno, o partido foi afastado da arrecadação de doações eleitorais. Dizem que, na reta final da campanha, ela pediu ao partido a renúncia de seu vice, Paulo Afonso Feijó.

Relatam que a governadora ofereceu uma secretaria ao partido desde que ele votasse a favor de um pacote de aumento de impostos. O DEM está fora do governo.

“ Ao antecipar a campanha da Dilma (Rousseff), o presidente Lula antecipou as disputas regionais entre o PT e o PMDB. Precisamos resolver isso logo” — Henrique Alves, líder do PMDB na Câmara

DOCE VIDA. A ministra Dilma Rousseff e o governador José Serra, lado a lado ontem em solenidade. Na saída, o tucano não quis falar de política. Primeiro disse: “Eu não tô a fim de falar de eleição”. Depois falou: “Não está certo que eu serei o futuro presidente.

Isso só o tempo vai dizer”.

E, por fim, acrescentou: “Eu estou realmente, acreditem, concentrado no trabalho de governador de São Paulo”.

A mesma farinha

No Senado, o PSDB criou a CPI da Petrobras; no Rio Grande do Sul, trabalha contra CPI para investigar denúncias de caixa dois envolvendo a governadora Yeda Crusius. Já o PT quer CPI na Assembleia gaúcha e tenta evitar a CPI no Senado.

‘Luces Para Todos’

Três parlamentares brasileiros do Mercosul sugeriram ontem ao presidente Lula, na reunião do Conselho Político, o que imaginam ser a solução para os problemas com o Paraguai: levar o Luz Para Todos àquelas bandas.

Lula ironiza instâncias fiscalizadoras

Na chegada ao Itamaraty, ontem, o presidente Lula teve de decidir entre esperar pelo conserto do elevador privativo ou dar uma caminhada maior até o local da solenidade. O presidente saiu-se com essa: “Vamos andando, porque antes do conserto a CGU fará uma avaliação, depois tem a licitação, que o TCU vai investigar, a licença do Ibama, porque o elevador pode estar poluindo, e depois ainda vamos ter uma investigação do Ministério Público”. Ufa!

Gilberto Carvalho: ele tem a força?

Pelo menos 90% dos petistas querem o chefe de gabinete do presidente Lula, Gilberto Carvalho, na presidência do PT em 2010.

Mas o presidente Lula continua sendo um obstáculo para que isso se torne realidade.

Questionado sobre sua posição, Lula disse a interlocutores: “A autoridade política do Gilberto é enorme porque ele está ao lado do presidente da República.

É preciso saber se, quando ele sair do Palácio do Planalto, terá a mesma força e autoridade”.

DEPUTADOS ruralistas derrubaram na Comissão do Meio Ambiente projeto que regulamenta a produção, rotulagem e comércio de agrotóxicos.

PRESIDENTE licenciado do Flamengo, Márcio Braga circulou pelo Congresso. Foi tratar de projetos que alteram o funcionamento de cartórios no Brasil.

A ENERSUS explica, sobre nota de ontem, que a construção de Jirau foi licenciada por Aneel, ANA e Ibama, e que propôs ao governo de Rondônia doar área de 12 km² para compensar a área inundada.

Nenhum comentário: